Entre os dias 28 de fevereiro e 17 de março, o fotógrafo Fernando Priamo e a artista plástica Flávia Valle exibem suas obras conjuntas na Galeria de Arte do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na mostra intitulada “Libertação da alma”. Os artistas mesclam suas técnicas em um conjunto que reúne cerca de 10 trabalhos. Em todos eles, as fotografias em Fine Art de Priamo recebem intervenções de Flávia, que traz contemporaneidade às obras.
A parceria entre os artistas surgiu quando o fotógrafo juiz-forano conheceu o trabalho de Flávia: “Os traços e a pintura dela correspondiam a tudo o que eu gosto da arte. Foi uma descoberta grandiosa de uma artista talentosa demais e com traços já maduros. A Flávia sabe o que quer e o que está fazendo e, além de tudo, é um trabalho muito contemporâneo. E eu queria muito que as minhas obras recebessem essa outra roupagem”, explica Priamo.
A collab entre os artistas resultou em obras que combinam diferentes culturas e épocas. As fotografias de Priamo, realizadas em diversas partes do mundo, enfocam a arte romana, grega, renascentista e bizantina, e recebem, através de Flávia, traços contemporâneos e urbanos em cores fortes adquiridas por meio de tinta óleo, spray, marcadores e verniz, entre outros.
A artista, natural de Cataguases, conta que se sentiu abraçada pelo “espírito modernista” da cidade e suas obras de arte. “Com o passar dos anos, cultivei meu amor por expressões artísticas e literárias, inventando técnicas para comunicar visualmente minhas sensações e sentimentos. Meu trabalho é uma forma de mergulhar profundamente na minha solidão, transmutando, em cores, as sombras da existência”, revela Flávia.
“A parceria com Priamo foi um processo de experimentação e valorização de um olhar fotográfico. A comunhão de duas artes cria a possibilidade de uma nova narrativa para a obra inicial”, destaca a artista. Dessa forma, cada trabalho conta, por si mesmo, uma história. Priamo complementa que o título da mostra surge justamente a partir dessa parceria: “Precisamos abrir mão da vaidade humana e artística para deixar que a obra seja protagonista e tenha essa liberdade de falar por si.”
Para os artistas, a exposição objetiva traz para o público juiz-forano uma terceira arte: “Queremos levar um trabalho diferenciado, feito a quatro mãos de artistas qualificados”, pontua Priamo. O artista, que tem trabalhos expostos em lugares como Miami, Milão, Amsterdã e São Paulo, destaca a importância de olhar para a arte local: “Algumas pessoas nem conhecem, compram arte fora apenas, sendo que artistas dentro de casa fazem um trabalho grandioso que eles não conhecem.”
O vernissage, aberto ao público em geral, acontece na terça-feira, 28, às 19h, na Galeria do Forum. A partir de então, “Libertação da alma” permanece em cartaz na Galeria de Arte do Forum até o dia 17 de março, estando aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, com entrada franca. A mostra também contará com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.