O projeto de extensão Garra, que oferece aulas preparatórias para o Enem, está com dois editais abertos: para nova turma de alunos e para seleção de professores e monitores voluntários. O cursinho é gratuito e, para concorrer a uma vaga como aluno, o candidato deve estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio em 2023 em escola pública (municipal, estadual ou federal). Pessoas já matriculadas em cursos superiores ou que possuem diploma não podem participar.

O edital traz 70 vagas, sendo 10% reservadas para pessoas acima de 30 anos, 40% para pretos, pardos e indígenas, 10% para pessoas trans e o restante, 40%, para ampla concorrência. O período de inscrição já está aberto e vai até 28 de fevereiro, basta preencher o formulário disponível na página do Garra no Instagram: @garra.cursinho.

Além da inscrição, o processo seletivo inclui uma prova diagnóstica com 28 questões e, para os aprovados nesta etapa, uma entrevista individual. Todas as orientações e comunicação com os aprovados será feita pelo e-mail informado no ato da inscrição.

As aulas são realizadas de forma presencial na UFJF, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30. Atividades complementares, como as monitorias, ocorrem no período da tarde, com periodicidade e horários variáveis, de acordo com o andamento do conteúdo. Materiais de apoio, como apostilas, provas e listas de exercícios também são disponibilizados aos alunos sem custo algum.

Inscrições para professores e monitores voluntários

Podem participar do edital de seleção de professores e monitores do projeto, alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação da UFJF. O período de inscrição vai até dia 20 de fevereiro. Os formulários também podem ser acessados na página do Garra no Instagram: @garra.cursinho.

Na inscrição, é necessário, ainda, anexar um plano de aula ou monitoria da disciplina escolhida pelo candidato, sobre um tema de sua escolha. Os selecionados serão convocados para uma prova-aula online, na qual deverão apresentar o conteúdo proposto para uma banca examinadora. Os aprovados no processo seletivo irão atuar no Garra como bolsistas de extensão voluntários. A carga horária exigida pelo projeto é de 12 horas semanais.

O Garra – Cursinho popular é um projeto de extensão criado em 2017, mantido por alunos da UFJF, e que já atendeu a mais de 300 estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.

Contatos:

Instagram: @garra.cursinho

E-mail: comunica.garra@gmail.com

Endereço: Campus Universitário Martelos, Rua José Lourenço Kelmer, s/n, São Pedro – Juiz de Fora – MG