As inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (PIT-Ebserh) foram prorrogadas até o dia 31 de janeiro. A intenção é fomentar projetos inovadores de qualquer área do conhecimento, que sejam realizados nos hospitais universitários vinculados à rede Ebserh, como é o caso do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF).
Profissionais com titulação de doutorado, ligados à UFJF e ao HU, podem inscrever seus projetos de desenvolvimento tecnológico por meio de um formulário on-line disponível na página da Gerência de Ensino e Pesquisa. O edital e todas as informações referentes ao processo seletivo podem ser acessados neste link.
Por meio dos projetos, os alunos selecionados irão receber a orientação de um pesquisador experiente, com atuação em sua respectiva área do conhecimento, e participarão do desenvolvimento de soluções inovadoras em saúde. Ao todo, o programa vai conceder 205 bolsas com duração de 12 meses consecutivos e valor de R$ 400 mensais por aluno. No HU, serão oferecidas cinco bolsas.
Na avaliação do gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFJF, José Otávio Corrêa, os avanços tecnológicos provocam várias mudanças no modo de viver da população. Segundo o gerente, o setor da saúde também passou por transformações, inclusive no atendimento hospitalar.
“Além dessa busca por soluções inovadoras, o PIT tem o objetivo de incentivar alunos de graduação a participarem do desenvolvimento dessas soluções. Ao inserir os alunos bolsistas no desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, estamos fomentando neles uma maior capacidade de desenvolver habilidades”, pontua.
O PIT é uma parceria firmada entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).