Inscrições para ocupação da Galeria de Arte do Forum da Cultura devem ser feitas gratuitamente até 3 de fevereiro (Foto: arquivo pessoal)

O Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com edital aberto para a ocupação da Galeria de Arte em 2023. Para realizar a inscrição, os interessados em enviar propostas para exposição deverão preencher o formulário de inscrição, além de encaminhar a documentação exigida no Edital. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 3 de fevereiro.

Também é necessário que o proponente anexe um currículo sucinto e atualizado, além de fotos coloridas (ou cópias coloridas das fotos) das obras a serem expostas. Além desses documentos, o artista ou curador poderá apresentar um croqui da montagem da exposição com as medidas das obras e disposição dos trabalhos. 

O novo edital de ocupação da Galeria visa acolher obras de artistas e curadores em mostras individuais ou coletivas, das mais diversas tendências, tanto iniciantes como consagrados. As inscrições podem ser realizadas de forma on-line, via Sedex ou presencialmente. Os projetos selecionados serão executados no período de abril a dezembro de 2023. 

Todos os detalhes podem ser conferidos no Edital para ocupação da Galeria de Arte, também disponível no site do Forum da Cultura e na bio do espaço cultural no Instagram. Informações gerais poderão ser obtidas por meio do número telefônico (32) 2102-6306 ou pelo e-mail: forumdacultura@ufjf.br.

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do casarão centenário que abriga o Forum, tem como linha básica o compromisso com a cultura popular, a produção artística da comunidade e a documentação memorial, abrigando produções ecléticas, com mostras que vão desde as diversas artes plásticas até produções pedagógicas, passando ainda por exposições de cunho memorial.

Criada em 1981, no reitorado do prof. Márcio Leite Vaz, a Galeria de Arte do Forum foi muito utilizada pelas promoções do circuito cultural das IFES mineiras. Importantes nomes da pintura mineira e, especialmente juiz-forana, já tiveram suas obras expostas no local. Em 2022, o espaço voltou a funcionar presencialmente, após longo período de pausa em decorrência da necessidade de isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Mesmo com a pausa, o espaço obteve retorno positivo, com fluxo expressivo de visitações. 

A variedade de temáticas, técnicas e estilos foi notória durante 2022. A Galeria recebeu exposições de pinturas, desenhos, aquarelas, xilogravuras, fotografias, maquetes e figurinos, cartazes, bordado sobre papéis, ilustrações digitais e intervenções digitais em fotografia e até mesmo grafite transferido para as telas. As paredes do espaço foram ocupadas com artes abstratas, sensíveis pinturas que destacavam o poder do abraço, histórias, cidades, olhares únicos sobre pontos e objetos conhecidos, denúncia – com a exposição fotográfica “Brumadinho – Memória dos Esquecidos” – memórias resgatadas, arte urbana e hip-hop, além de palavras não ditas que estamparam envelopes. Durante o ano, a Galeria recebeu mais de 2.200 visitações, tendo realizado 22 exposições.

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de quatro décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.