Evento abordou lei de cotas e desafios nos 10 anos da UFJF-GV. (Foto: reprodução)

Durante todo o mês de novembro, a Universidade Federal de Juiz de Fora campus Governador Valadares realizou diferentes ações em comemoração dos 10 anos de fundação do campus avançado. Buscando contribuir junto ao calendário, e também rememorar os Mês da Consciência Negra, o Gerres realizou, na última semana de novembro, a roda de conversa “Uma década da UFJF-GV e da Lei de Cotas: conquistas e desafios”. O encontro pode ser visto neste link.

O encontro contou com a apresentação de dados sobre a efetivação da Lei nº 12.711/2012 na Universidade e também no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Governador Valadares (IFMG-GV). Além disso, a roda contou a fala do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Os dados da UFJF-GV foram apresentados pela gerente de Graduação, Angélica Cotta Lobo Leite Carneiro, que disponibilizou uma série de informações, compiladas pela equipe da Gerência através de sistemas como o Siga e também de registros do setor. Entre os dados, ela destacou que, nos últimos anos, o ingresso dos estudantes tem se dividido em quase 50% entre cotas e ampla oferta. Para Angélica, isso ressalta que a UFJF-GV tem se comprometido com a efetivação da Lei.

Para a gerente de graduação, há pontos importantes que ainda precisamos melhorar, como o ingresso de estudantes deficientes. Ela lembrou que, neste casos, devemos observar que a legislação é mais recente. Outro ponto é o tempo de permanência dos estudantes. O diagnóstico feito pela equipe da Gerência identificou que os estudantes de ampla concorrência concluíram os cursos entre 4 e 5 anos. Já a média dos cotistas é entre 6 e 7 anos. Todos os dados apresentados por ela serão disponibilizados no site da Gerência de Graduação.

Os dados do IFMG-GV foram apresentados pelo ex-coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), do Instituto, Giulliano Gloria de Sousa. Durante sua apresentação, Giulliano recordou que os números apresentados pela Gerência de Graduação da UFJF-GV são de extrema importância, uma vez que a efetivação das políticas públicas dependem tanto de diagnóstico quanto de constante acompanhamento.

Para fechar a mesa de apresentações, a roda contou com a presença do COMPIR/GV, através da fala de seu atual presidente, o advogado Marcos André de Paula Oliveira. Em sua apresentação, Marcos destacou a importância das duas instituições públicas federais de ensino na cidade, e lembrou que é preciso estreitar as parcerias, para tornar as ações mais efetivas.

Após as apresentações, foi aberto um momento para considerações dos participantes e também de perguntas e respostas. Entre os pontos levantados, principalmente pelo Gerres, está a necessidade de se criar um calendário conjunto, que fortaleça as ações e também atinja de forma mais permanente a comunidade. Outra sugestão foi a divulgação de todas as ações institucionais via Conselho Municipal. O objetivo é que as informações cheguem a mais pessoas interessadas com a temática. Confira como foi todo o debate neste link.