Visitas proporcionaram conhecimento prático aos estudantes. (Foto: divulgação)

Estudantes e docentes do Departamento de Educação Física do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) realizaram visitas técnicas a diversas instalações esportivas e de treinamento das cidades de Juiz de Fora e Três Rios/RJ, entre eles os ambientes acadêmicos do campus sede da Universidade. As ações integraram atividades das disciplinas de Ginástica e Pedagogia do Esporte.

Estudantes acompanharam atividades do campus sede, em Juiz de Fora. (Foto: divulgação)

A equipe conheceu as instalações do Centro de Ginástica Juiz de Fora, o Instituto Saltar, e o Centro de Treinamento de Ginástica Artística de Três Rios. Ainda durante as visitas, que ocorreram no início do mês, o grupo de 13 acadêmicos acompanhou atividades do projeto de extensão de Ginástica Rítmica, da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF. “Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer e de comparar o ensino e o treinamento da ginástica realizados em vários contextos e espaços. Vale destacar ainda que as experiências despertaram grande motivação e interesse dos mesmos em atuar na área das ginásticas”, comenta a docente Josária Amaral.

Visitas aconteceram entre os dias 10 e 11 de novembro. (Foto: divulgação)

Os projetos de extensão de Atletismo, Basquetebol e Ginástica Rítmica, do campus JF, também foram destino da equipe visitante, coordenada pelo professor Marcus Vinicius da Silva. Segundo ele, os estudantes “puderam ver, na prática, os aspectos metodológicos e pedagógicos no ensino desses esportes. As abordagens vivenciadas foram totalmente concordantes com o referencial teórico abordado na disciplina. Dessa forma, a visita contribui para ratificação dos conhecimentos em ampliação da aplicabilidade prática”.