Evento, organizado pela diretoria do ICB, é gratuito e aberto ao público.

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz de Fora sedia, no dia 18 de novembro, entre 14h e 16h, o evento “Novembro Azul: Café e Conhecimento”, para dialogar sobre a prevenção ao câncer de próstata e a necessidade da atenção à saúde dos homens. A atividade acontece no Anfiteatro A do ICB, não requer inscrição prévia e emite certificado.

A programação organizada, pela Direção do Instituto, conta com duas palestras. A primeira tem início previsto para às 14h e aborda o tema “Câncer de próstata: prevenção e diagnóstico precoce”, com o palestrante Victor Silvestre Soares Fanni, Urologista do Hospital Universitário da UFJF (HU/Ebserh). Já a segunda, trata sobre “Atenção Integral à Saúde do Homem: Perspectivas e Desafios” e será apresentada pelo professor da Faculdade de Enfermagem, Delmar Teixeira Gomes.

Segundo a vice-diretora do ICB, Pamela Souza Almeida, o evento é aberto a toda comunidade e aborda a importância de se debater o Novembro Azul. “A saúde do homem é um tema pouco falado e debatido. Nosso objetivo é conversar sobre a saúde integral do homem, incluindo a conscientização acerca do câncer de próstata. Além de conhecimento, também queremos compartilhar um café, assim, quem puder, leve um lanche para compartilhar entre os participantes ao final do evento”.

Novembro Azul

Para esclarecer algumas dúvidas relacionadas à saúde do homem, um dos palestrantes do evento, o professor da Faculdade de Enfermagem, Delmar Teixeira Gomes, conversou com o Portal da UFJF. Além de enfatizar a importância da conscientização sobre câncer de próstata, falou sobre promoção da saúde, prevenção de agravos e a redução da morbidade e mortalidade masculina. 

Delmar possui graduação em  Enfermagem e Obstetrícia e pós-graduação em Enfermagem Obstétrica e em Parasitologia, Microbiologia e Imunologia pela UFJF, mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e  doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Atualmente, atua como Professor Adjunto pelo Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da UFJF. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na Atenção Integral à Saúde da Mulher e Promoção da Saúde Homem, com ênfase no Pré-Natal do Homem.

Portal UFJF – Em razão da campanha Novembro Azul, qual a importância de se debater a temática?

Delmar: A campanha do Novembro Azul reforça a importância da prevenção do câncer de próstata. Cabe ressaltar que é um momento também para sensibilizar os homens para um melhor cuidado e promoção da saúde, visando a prevenção de agravos à saúde e a redução da morbidade e mortalidade masculina. 

Todo este movimento visa conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e fazer o exame da próstata, periodicamente.

Portal UFJF – Segundo o Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, 70% das pessoas do sexo masculino só procuram um consultório médico influenciados por familiares, além disso, mais da metade dos pacientes que adiam as idas ao médico já chegam com doenças em estágio avançado e vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres. Como você avalia esses dados e o que seria necessário para mudar esse panorama?

Delmar:  São dados preocupantes. Temos no Brasil uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), implantada em 2009, e, desta forma, foi possível orientar a construção de ações e estratégias voltadas para a saúde do homem, iniciando por meio da Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada da população brasileira no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre os princípios e diretrizes da PNAISH, a política foca em cinco eixos prioritários: acesso e acolhimento; paternidade e cuidado; doenças prevalentes na população masculina; prevenção de violência e acidentes; e saúde sexual e reprodutiva. 

Diante deste contexto, podemos inferir que as ações e estratégias adotadas para garantir o acesso aos cinco eixos da PNAISH ainda enfrentam suas dificuldades no cumprimento e implementação da política de saúde do homem, refletindo assim, nestes dados apresentados. Todas ações e estratégias voltadas para a atenção à saúde do homem devem ter regularidade no decorrer do ano, com objetivo de sensibilizar os homens sobre a importância da mudança de comportamento relacionado ao cuidado à saúde. 

Portal UFJF – Para quais sinais os homens devem estar atentos?

Delmar: Antes de pensar nos sinais e ou sintomas que o homem precisa ficar atento para buscar ajuda, é mais importante a prevenção de agravos à saúde. Para que isso ocorra, é preciso criar rodas de conversa, grupos de apoio social e de saúde em horários alternativos e ou dias da semana para que os homens possam ter oportunidade de acesso. 

Durante os encontros direcionados para a população masculina, deve-se discutir temáticas de saúde e ou dilemas da vida do homem para uma masculinidade saudável. Reforçar a procura pelo atendimento à saúde pelo menos uma vez ao ano, para uma avaliação geral e a realização de exames, visando um diagnóstico precoce de algum agravo à saúde, poupando de complicações que poderiam ser evitadas, além de reforçar os bons hábitos de vida saudável. 

Portal UFJF – Atualmente você atua na estratégia “Pré-natal do Parceiro”. Você pode explicar como essa ação é desenvolvida?

Delmar: Gostaria de destacar uma estratégia implantada pelo Ministério da Saúde em 2016 que é o Pré-Natal do Parceiro como uma das principais ‘portas de entrada’ aos serviços ofertados pela Atenção Básica em Saúde para a população masculina. O objetivo é enfatizar ações orientadas à prevenção de agravos à saúde, à promoção, ao autocuidado e à adoção de estilos de vida mais saudáveis, durante o pré-natal da parceira. 

Esta estratégia foi tema da minha tese de doutorado. Participei de um grupo de pesquisadores de universidades do Canadá e da rede de pesquisa Masculinités et Societé com sede na Université Laval em Quebec, quando tive uma experiência muito enriquecedora sobre as temáticas masculinidade saudável, promoção da saúde homem e a paternidade responsável.

A partir dessa experiência, eu atendo no Pré-Natal do Parceiro, juntamente com meus alunos da prática da disciplina Enfermagem em Saúde da Mulher, da Faculdade de Enfermagem, numa Unidade Básica de Saúde (UBS) de Juiz de Fora. Acredito que é preciso expandir este Pré-Natal do Parceiro para toda a população masculina na Atenção Básica à Saúde de Juiz de Fora.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF