Estudantes fizeram parte do calendário suplementar necessário em função do período pandêmico. (Foto: Alexandre Dornelas)

Mais de oitenta concluintes dos cursos de Odontologia, Farmácia, Fisioterapia e Rádio, TV e Internet colaram grau, de forma presencial, no Cine-Theatro Central, nesta segunda-feira, 7, às 19h. Familiares e amigos puderam comemorar este importante momento na vida dos formandos e formandas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Acesse aqui o álbum com fotos da cerimônia.

Pró-reitor de Graduação, Cassiano Amorim, comemora com os formandos mais uma conquista. (Foto: Alexandre Dornelas)

Segundo o pró-reitor de Graduação, Cassiano Amorim, este é um momento de muita celebração e que reforça o papel social das Universidades Públicas. “Esses cursos foram essenciais para promover a saúde e a informação durante o período de reclusão e de uma pandemia mundial, o que torna o momento ainda mais especial, ressaltando a qualidade do ensino público. Devido às demandas práticas acadêmicas destes cursos, precisávamos oferecer uma prática segura e de excelência, e assim foi feito”. A cerimônia marcou a colação de grau de quatro cursos que participaram do calendário suplementar da UFJF, devido à necessidade de realização de disciplinas práticas de forma presencial.

Formando do curso de Odontologia, Matheus Souza, festejou o momento e ressaltou a importância da educação pública de qualidade em toda a sua formação. “Estar hoje aqui é motivo de muita gratidão a todos os professores, amigos e familiares que estiveram comigo durante os seis anos de curso. E de alegria por ter conseguido sair de Senador Côrtes, uma cidade muito pequena perto de Juiz de Fora, e ter chegado à UFJF tendo estudado a vida toda na educação pública. Agora, formado, eu quero muito retribuir para as pessoas, por meio da saúde pública, um pouco do que a Odontologia me proporcionou”.

Alunos dos cursos de Odontologia, Farmácia, Fisioterapia e Rádio, TV e Internet colaram de grau de forma presencial no Cine-Theatro Central. (Foro: Alexandre Dornelas)

Já Raquel Nascimento, formanda em Fisioterapia, destacou que a colação de grau é sinônimo de vitória e de muito aprendizado “Entrei na UFJF em 2014 e durante esse período tive várias intercorrências, entre elas a morte de familiares e um processo de depressão que atrasou a minha formatura. Por esse motivo, colar grau hoje me remete a todo o aprendizado e a todas as experiências que esta instituição me proporcionou, assim como as superações pessoais que tive durante o período, o que me torna completamente adaptada e pronta para encarar o mercado de trabalho”.

Consolidação do curso de RTVI em Juiz de Fora

Larissa Tavares, que está se formando em Rádio, TV e Internet (RTVI), celebrou o período de consolidação e adaptação do curso na UFJF. “Por ser a segunda turma que se forma em RTVI, estes anos foram muito desafiadores, principalmente por conta da pandemia e da necessidade de realizarmos atividades práticas enquanto o curso ainda estava passando por mudanças. Por viver todo esse processo, contribuir para a formação dos nossos calouros e ser parte desta história tenho muita gratidão e alegria”.

Acesse aqui o álbum com fotos da cerimônia.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf