A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) firmou parceria com a Prefeitura de Leopoldina para a concessão de estágios para estudantes do curso de Odontologia. No primeiro momento, seis estudantes do último ano da graduação participam da ação com o objetivo de melhorar a formação profissional e reforçar a qualidade dos serviços públicos prestados à comunidade do município.

O estágio, iniciado na segunda-feira, 24, tem duração de duas semanas e permite que os estudantes atuem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Leopoldina. Os custos de alimentação e hospedagem serão de responsabilidade da Prefeitura do município. Todavia, por se tratar de estágio obrigatório do curso de Odontologia, o seguro obrigatório é providenciado pela UFJF.

Participação estudantil

A grade curricular do curso de Odontologia prevê uma série de estágios obrigatórios, dentre os quais, o estágio em centros comunitários para os alunos do último período letivo do curso. Aqueles com interesse em realizar o estágio em Leopoldina precisam antecipar seu contato junto ao professor orientador do estágio em centros comunitários para que suas atividades sejam programadas para os períodos de recessos acadêmicos, considerando que as atividades de estágios não necessitam acompanhar o calendário acadêmico.

“Acreditamos que, com a reformulação da grade curricular do curso de Odontologia, a qual deverá ser implementada a partir do próximo ano, essas atividades de estágios extramuros junto ao município de Leopoldina possam ainda ser ampliadas ao longo dos próximos anos”, enfatiza a presidente da Comissão de Orientação de Estágios da Faculdade de Odontologia, Laísa Laxe.

Impacto social

De acordo com Laísa, a criação dessa parceria surgiu a partir das necessidades locais para implementar ações em saúde atualizadas e ampliar o acesso da população a tratamentos bucais de qualidade e com respaldo científico.

O estágio não obrigatório representa uma excelente oportunidade para os alunos da Faculdade de Odontologia, “os quais poderão ter uma vivência de como o Sistema Único de Saúde (SUS) vem sendo trabalhado e mantido em outro município, diferente de Juiz de Fora, onde eles têm contato mais próximo da realidade atual”, afirma a professora.

Segundo o coordenador de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Estágio, Thiago Cesar Nascimento, a celebração do convênio com o município de Leopoldina permite aos estagiários agir diretamente na promoção da saúde bucal do município, proporcionando experiências sociais importantes na formação acadêmica, além de vivenciar a realidade do SUS.

“Importante ressaltar também o cuidado que a UFJF tratou o estabelecimento desse convênio, ao realizar uma visita técnica ao município para conhecer as unidades de saúde, onde os estagiários atuarão, e avaliar as condições de permanência oferecidas aos estudantes para o pleno desenvolvimento de suas atividades”, reforça o coordenador.

Ainda segundo Nascimento, a partir dessa parceria com Leopoldina, a Universidade está aberta para abrir novos convênios para a realização de estágios para os acadêmicos, respeitando o desejo e autonomia dos cursos que pautam a construção de seus estágios baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais, a fim de garantir a melhor formação dos estudantes.

Via de mão dupla

De acordo com o prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, o convênio é bastante positivo para o município. “Todos irão nos ajudar a melhorar as condições de atendimento dos nossos Programas de Saúde da Família (PSFs). É uma parceria inédita e inaugura uma nova fase no cuidado da nossa gente.”

Já para o secretário de Saúde de Leopoldina, Márcio Machado, receber esses alunos é algo extraordinário, pois corrobora com a melhoria do atendimento nas UBSs da cidade. “É uma parceria que oxigena nossa equipe com novas ideias e proporciona aos estudantes a vivência do trabalho no SUS, uma via de mão dupla onde todos saem ganhando, principalmente a população que vai ter um trabalho com a qualidade cada vez maior”, assegura.

A iniciativa também demonstra a função social da Universidade ao possibilitar a transferência de conhecimento científico e a troca de experiências, a fim de promover melhorias em diagnósticos, planos de tratamento, oferta de serviços e inovação e tecnologia, voltados para a assistência da população como um todo.

“Os estágios ainda visam contribuir para ampliar a assistência odontológica da população assistida pelo SUS e para ampliar o aprendizado de seus alunos e futuros cirurgiões-dentistas generalistas aptos a aplicarem seu conhecimento e experiência nos diversos setores econômicos das variadas regiões brasileiras. É uma forma da Faculdade de Odontologia retornar à sociedade parte de suas funções como Universidade”, finaliza Laísa.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf