Registro da última edição do Pint of Science em Juiz de Fora em 2019 (Foto: Gustavo Tempone)

Não é novidade que brasileiro ama um bar, mas a proposta de unir ciência e lazer é uma oportunidade de promover a popularização científica. Esse é o principal objetivo do festival Pint of Science, que neste ano retoma suas atividades, após dois anos sem encontros por conta da pandemia de Covid-19.

Atuando como parceira do evento, a UFJF divulga a programação desta edição que será realizada nos dias 8 e 9 de novembro, às 19h30, em dois bares da cidade. Em 2022, serão abordadas quatro temáticas por pesquisadores da cidade, relacionadas a população em situação de rua, troca de óleo, a Química em nossa vida e os limites da estética. Confira a programação completa ao final desta matéria.

Para a coordenadora do Pint of Science em Juiz de Fora, a professora da UFJF Bárbara Almeida, a essência continua a mesma: “falar sobre ciência em bares e aproximar o cientista e a ciência produzida nas universidades e centros de pesquisa dos membros da sociedade.”

“Participar desse evento possibilita aprender sobre ciência, se informar e ainda se divertir. O intuito é levar o conhecimento científico à população de uma forma descomplicada, descontraída e sem as devidas formalidades do meio acadêmico. Como acontece em um bar, o cientista está ali presente em ‘carne e osso’ para conversar e esclarecer dúvidas da plateia sobre pesquisas recentes nas diferentes áreas do conhecimento, sobretudo divulgando a produção científica de Juiz de Fora. Podemos descobrir com quem faz ciência as dificuldades e belezas dessa carreira, tudo isso regado à boa comida e bebida.”

Fique atento aos dias e locais, pois o evento acontece concomitantemente em dois bares da cidade (Arte: Milena Dibo)

Sobre o festival

O Pint of Science é um dos maiores festivais mundiais de divulgação científica fora do meio acadêmico, que promove encontros entre pesquisadores e comunidade em bares, pubs, cafés ou restaurantes. Ele chegou ao Brasil em 2015, organizado pelo Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos. Desde então, 179 cidades de todo o país já sediaram o evento. A rede é formada por milhares de voluntários interessados em levar descobertas às pessoas.

Outras informações: pintofscience.com.br

Leia também: Química e população invisível serão abordados em primeiro dia do Pint of Science