A Plataforma JF Salvando Todos torna público a 64ª edição do Boletim Informativo Covid-19, documento de acompanhamento de análises estatísticas da pandemia. Nesta edição, o Boletim aponta que na 40ª semana epidemiológica, de 1 a 7 de outubro, o município registrou 30 novos casos e zero vidas perdidas, de acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora. Esses números representam uma redução de 25% no número de casos e estabilidade no número de registro de óbitos em relação à semana anterior.
Outro dado que chama a atenção no documento é o aumento do Coeficiente de Letalidade (CFR, acrônimo para case fatality rate), que é calculado a partir do número total de casos dividido pelo número de vidas perdidas dentro de um mês. Em Juiz de Fora, o CFR de setembro foi 2,33%, enquanto esse cálculo em agosto tinha dado 1,17%. De acordo com o documento, uma hipótese para este aumento pode ser a baixa testagem associada, ou não, a um aumento no número de casos assintomáticos. Como referência, em setembro de 2021, o CFR havia sido 3,19% e, em setembro de 2020, 5,07%.
Dados de Minas Gerais
No estado, foram registrados nas duas últimas semanas epidemiológicas analisadas apenas 1242 e 1049 novos casos, são os valores mais baixos de toda a pandemia. De acordo com o Boletim, em relação ao registro de novos óbitos, as duas semanas também apresentaram a menor quantidade de mortes de todo o período. No estado, foram registrados apenas 12 óbitos na 39ª semana e 34 na 40ª semana.
Número de Reprodução Efetivo (Rt), apresentou uma pequena oscilação que não indica nenhuma tendência clara de alta ou de baixa, no entanto, a diminuição do registro de novos casos sugere que ele deverá apresentar, nas próximas duas semanas, uma tendência de queda.