A Plataforma JF Salvando Todos torna público a 64ª edição do Boletim Informativo Covid-19, documento de acompanhamento de análises estatísticas da pandemia. Nesta edição, o Boletim aponta que na 40ª semana epidemiológica, de 1 a 7 de outubro, o município registrou 30 novos casos e zero vidas perdidas, de acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora. Esses números representam uma redução de 25% no número de casos e estabilidade no número de registro de óbitos em relação à semana anterior.

Outro dado que chama a atenção no documento é o aumento do Coeficiente de Letalidade (CFR, acrônimo para case fatality rate), que é calculado a partir do número total de casos dividido pelo número de vidas perdidas dentro de um mês. Em Juiz de Fora, o CFR de setembro foi 2,33%, enquanto esse cálculo em agosto tinha dado 1,17%. De acordo com o documento, uma hipótese para este aumento pode ser a baixa testagem associada, ou não, a um aumento no número de casos assintomáticos. Como referência, em setembro de 2021, o CFR havia sido 3,19% e, em setembro de 2020, 5,07%.

O nível de transmissão da Covid-19 na 40ª semana epidemiológica, pode ser classificado como Baixo, uma vez que foram registrados 5,19 casos por 100 mil habitantes. Na 39ª semana epidemiológica, quando haviam sido registrados 6,93 casos por 100 mil habitantes, já era considerado Baixo.

Dados de Minas Gerais

No estado, foram registrados nas duas últimas semanas epidemiológicas analisadas apenas 1242 e 1049 novos casos, são os valores mais baixos de toda a pandemia. De acordo com o Boletim, em relação ao registro de novos óbitos, as duas semanas também apresentaram a menor quantidade de mortes de todo o período. No estado, foram registrados apenas 12 óbitos na 39ª semana e 34 na 40ª semana.

Número de Reprodução Efetivo (Rt), apresentou uma pequena oscilação que não indica nenhuma tendência clara de alta ou de baixa, no entanto, a diminuição do registro de novos casos sugere que ele deverá apresentar, nas próximas duas semanas, uma tendência de queda.

Confira o material na íntegra