Equipe se reuniu na praça Julio Soares, em GV. (Foto: divulgação)

A orla do Rio Doce, na Ilha dos Araújos, em Governador Valadares, foi cenário para atividades da disciplina ‘Lazer, Esportes de Aventura e Educação Ambiental’. Na última sexta, 7, estudantes do 6º período do curso de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora promoveram coleta e descarte correto de resíduos, além de práticas de lazer e exercícios físicos na praça Júlio Soares.

Após a coleta dos resíduos, estudantes participaram de atividades na praça. (Foto: divulgação)

O organizador da atividade, professor Rubian Diego Andrade, explica que a ação foi baseada na proposta do Projeto Route, uma ONG de Florianópolis-SC. “A organização realiza um trabalho de coleta de resíduos nas praias da cidade associado à atividade física, arte, lazer e cultura. O Projeto Route hoje possui frentes de trabalho espalhadas em todo Brasil, inclusive no exterior, e a ideia é implementar um núcleo em GV num futuro próximo. Essa ação com os alunos foi uma espécie de ‘evento teste’ e demonstrou-se completamente viável e necessária”.

O docente relata que o objetivo foi despertar nos alunos e na comunidade a conscientização para o descarte adequado de resíduos, bem como o desenvolvimento de condutas pró-ambientais. Após a coleta, os grupos fizeram levantamento dos resíduos encontrados, a fim de mapear sua origem e propor ações assertivas para combater o acúmulo. “É papel da Universidade, por meio de disciplinas e projetos como esse, formar cidadãos cada vez mais engajados com as questões ambientais, e GV possui um grande potencial para o desenvolvimento de ações nesse sentido”, finaliza Andrade.