Todos os projetos de Iniciação Científica devem se inscrever no Seminário.

As inscrições para o 28º Seminário de Iniciação Científica da UFJF foram prorrogadas para o dia 9 de outubro, confira o novo cronograma. É importante ressaltar que todos os alunos de IC que receberam devem se inscrever, sendo uma condição necessária para a emissão do certificado de conclusão das atividades. A Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP) publicou o regulamento para os alunos de BIC, VIC, PIBIC/CNPq, PIBIC–AF e PIBITI apresentarem seus trabalhos no Seminário. A submissão deverá ser realizada no Siga pelos orientadores. No ato da inscrição o coordenador deve submeter um resumo do trabalho, o link para o vídeo produzido pelos alunos e a indicação de todos os bolsistas e voluntários do projeto. 

Inscrições relacionadas a projetos de editais de anos anteriores a 2021 deverão se inscrever por formulário online, solicitado pelo e-mail (semic@ufjf.br), com assunto: “Inscrição SEMIC 2022”. Cada projeto, independentemente do número de alunos vinculados, deve enviar apenas um vídeo com duração mínima de dois minutos e máxima de cinco. A organização do evento disponibiliza publicamente um tutorial de suporte aos estudantes para a elaboração dos vídeos, abrangendo métodos e ferramentas para facilitar a produção, além de um passo a passo sobre como publicá-los de acordo com o regulamento do seminário. 

Após o encerramento das inscrições, serão organizadas e divulgadas, pela equipe da Propp, playlists por área do conhecimento (Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Computação e Linguística, Letras e Artes) no canal do Seminário no Youtube. O regulamento do evento também prevê uma premiação especial para o vídeo que alcançar o maior número de likes, bem como uma menção honrosa a outros que se destacarem. Todos os inscritos no Semic receberão certificado de participação. Na primeira etapa, os resumos e os vídeos serão avaliados remotamente por dois pesquisadores das respectivas áreas. Os trabalhos com melhor avaliação passarão para a segunda parte com apresentação presencial nos dias 16, 17 e 18 de novembro. A apresentação presencial deve ser feita por aluno inscrito e participante de programa de Iniciação Científica.

As duas apresentações orais mais bem avaliadas de cada uma das grandes áreas receberão certificação específica. Os cinco melhores trabalhos de cada área serão convidados a publicar na Revista Principia, da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.

Outras informações:

semic@ufjf.br

Regulamento do XXVIII Semic