O projeto de extensão “Censo e diagnóstico da população de rua adulta de Juiz de Fora” está com inscrições abertas para seleção de bolsistas. Segundo o edital lançado pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), os interessados devem preencher formulário até esta terça-feira, 20. São 40 vagas para bolsa com duração de um mês, no valor de R$400, e dez vagas para bolsa com duração de dois meses, no mesmo valor mensal – totalizando 50 vagas. Confira o edital da Fadepe para a seleção.
Podem se inscrever estudantes de todos os cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a partir do segundo período. A função dos bolsistas refere-se ao levantamento de dados em campo, para a elaboração do censo e do diagnóstico da população adulta em situação de rua na cidade. Interessados em participar do projeto que não conseguirem as bolsas, podem participar como voluntários, veja no edital específico publicado pela Proex.
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF, através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e a Fadepe, e envolve a Faculdade de Serviço Social e os cursos de Psicologia e Estatística da Universidade.
Segundo a professora da Faculdade de Serviço Social e coordenadora do projeto, Viviane Pereira, o censo vai possibilitar a contagem e a posterior análise qualificada de dados ligados à população em situação de rua na cidade e deve ter início na segunda quinzena de outubro. A expectativa é de que as informações sejam reunidas e entregues em dezembro, e o diagnóstico completo, em março de 2023. Os alunos serão acompanhados pela equipe do setor de Abordagem Social da PJF e também serão supervisionados por docentes da UFJF.
“A participação dos estudantes é essencial para o projeto. Eles vão atuar diretamente na coleta dos dados que vão ser utilizados não só para contagem, mas para a elaboração do diagnóstico. Eles vão passar por duas capacitações. Uma, primeira, diretamente relacionada ao formulário de coleta de dados, compreendendo o questionário. E, depois, faremos um encontro, no qual eles serão apresentados aos serviços e profissionais que atuam com as pessoas em situação de rua em Juiz de Fora”, explica Viviane.
O formulário de inscrição estará disponível somente até terça-feira, 20. O resultado do processo seletivo será publicado no dia 22, na página da Faculdade de Serviço Social.
Confira os editais:
Edital da Fadepe para bolsistas
Edital da Proex para voluntários