A Plataforma JF Salvando Todos divulga a 61ª edição do Boletim Informativo, documento que apresenta o resultado do monitoramento diário da evolução da pandemia de Covid-19. O destaque desta edição é a redução do número de casos e vidas perdidas em Juiz de Fora e em muitas outras regiões do país. Foram documentados diversos cenários, além de Juiz de Fora e Governador Valadares, como o Distrito Federal e São Joaquim, também contando com análises por estado e regiões.
Cenário da Covid-19 em Juiz de Fora
Juiz de Fora e muitas outras regiões do país apresentam redução no número de casos e de vidas perdidas. Marcel Vieira, um dos pesquisadores responsáveis pela elaboração do Boletim, comenta que “as análises realizadas a partir dos dados coletados nas duas últimas semanas confirmam uma tendência de queda que começamos a observar nas semanas anteriores. Tanto o número de casos continuou a cair quanto o número de vidas perdidas está em fase de redução”.
A média móvel de 7 dias para o número de casos novos caiu de 33,14 casos (número registrado em 14 de agosto) para 4,57 casos em 27 de agosto, significando uma redução de 86,21%; no período dos 14 dias anteriores, foi observada uma redução de 43,72%. Já a média móvel para o número de casos suspeitos reduziu de 74,71 por dia (em 14 de agosto) para 12,71 por dia (em 27 de agosto), representando uma redução de 82,98%; no período dos 14 dias anteriores, houve uma redução de 16,78%.
A mesma tendência ocorreu com a média móvel para o número de óbitos. A queda, nesse caso, foi de 0,57 óbitos por dia (no dia 14 de agosto) para zero óbitos por dia (no dia 27 de agosto), o que significa uma redução de 100%. No período dos 14 dias anteriores, houve uma redução de 64,64%.
Nível de Transmissão é considerado baixo e RT abaixo de 1
O nível de transmissão da Covid-19 no período analisado pela edição é classificado como baixo: 5,54 casos por 100 mil habitantes. No período anterior, eram 34,46 casos por 100 mil habitantes. “Podemos confirmar que a onda que teve início no final de maio e perdurou pelos meses de junho e julho começou a apresentar uma queda em agosto e se encerra neste final de mês”, analisa Vieira.
Entre 14 e 20 de agosto, o Rt (Número de Reprodução Efetivo) estimado para Juiz de Fora teve valor máximo de 0,8 em 19 de agosto. Entre 21 e 27 de agosto, o Rt teve valor máximo de 0.9 em 23 de agosto. Ou seja, durante todo o período o RT se manteve abaixo de 1. Todas as análises apresentadas foram feitas a partir de números oficiais divulgados pelas autoridades de saúde. Sendo assim, não se considerou as possíveis subnotificações.
A expectativa dos pesquisadores, a partir do observado em ondas anteriores, é a de que haja, pelo menos, algumas semanas com os números estabilizados nesse patamar – ou algo parecido com o ocorrido em março deste ano. “Não sabemos exatamente quanto tempo essa fase de estabilidade vai durar, uma vez que ela depende muito da circulação ou não de novas variantes ou de subvariantes. Outro fator de impacto é a imunidade da população, adquirida principalmente pela vacina, mas também, mesmo que por menor período de tempo, pela própria infecção”, completa Vieira.
Governador Valadares
Nos últimos 14 dias, de 15 a 29 de agosto, foram registrados 329 novos casos e 4 óbitos. A taxa de letalidade é de 2,94% (acima da média brasileira, que é de 1,99%). A Plataforma JF ainda não está divulgando dados a respeito do número de vacinados no município.
Confira o Boletim completo