As inscrições vão até o limite de vagas oferecidas.

A Universidade Federal de Juiz de Fora está com inscrições abertas para o Projeto Enlutar, do departamento de Psicologia do Hospital Universitário (HU/UFJF). O objetivo é proporcionar um suporte psicológico a indivíduos enlutados por morte. Serão montados grupos que, por meio da escuta e do acolhimento da experiência do luto como um processo natural, farão um trabalho especializado, direcionado ao suporte e ao enfrentamento dessa experiência tão sofrida. Além disso, de acordo com uma das supervisoras do grupo, Fabiane Rossi, será desenvolvido um trabalho pautado na empatia e no desenvolvimento de habilidades necessárias ao manejo do sentimento de perda.

O projeto está com inscrições abertas até o limite de vagas oferecidas. São 24 vagas para o grupo on-line e 30 para o grupo presencial. As reuniões começam no mês de setembro, tão logo as inscrições sejam finalizadas e sejam realizadas as entrevistas com os participantes. Os grupos presenciais serão realizados no prédio do Caps-HU, localizado ao lado do HU Dom Bosco, às sextas-feiras pela manhã. Os grupos on-line irão utilizar a plataforma Google Meet com duas opções de datas, às segundas ou às quintas-feiras, à noite. As reuniões têm duração de 1 hora e acontecem por 10 a 12 semanas.

Os interessados em participar devem acessar o formulário de inscrição. Os enlutados por morte, independente do tempo e da causa da perda, terão o suporte psicológico em grupo voltado para pessoas maiores de 18 anos. Apesar de as atividades acontecerem em duas modalidades, presencial e on-line, o interessado deve optar por apenas uma delas. Para Fabiane, o suporte em grupo proporciona a troca de vivências entre os assistidos, o que é muito importante no processo de elaboração do luto. O grupo tem um número delimitado de encontros, com recursos e técnicas específicas para este suporte grupal. Muitos participantes podem, inclusive, ser encaminhados para a terapia individual, caso seja observada esta demanda.

Sobre o Enlutar

O projeto surgiu em 2020 com o objetivo de prestar este suporte psicológico a pessoas enlutadas por morte. O curso de Psicologia possui em sua grade curricular uma disciplina chamada Tanatologia, na qual esta temática é trabalhada. No Programa de Pós-Graduação em Psicologia, uma das linhas de pesquisa da professora é sobre terminalidade, morte e luto, no Núcleo Interdisciplinar de Investigação em Psicossomática, Saúde e Organizações (Nuipso).

Outras informações:

Inscrições para o Enlutar