As professoras Marina Monteiro de Castro e Castro e Viviane Souza Pereira assumiram nesta segunda-feira, 29, a direção e vice-direção, respectivamente, da Faculdade de Serviço Social (FSS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A cerimônia de posse foi presidida pelo reitor Marcus David e contou com a presença da vice-reitora Girlene Alves da Silva e da professora Alexandra Eiras, que deixou a direção da unidade. 

Marina Castro e Castro (de vermelho) e Viviane Pereira assumem com o compromisso de manter o diálogo na unidade, continuar a luta pelo ensino público de qualidade, e o trabalho que coloca a FSS entre as melhores do Brasil (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Em seu discurso, Alexandra agradeceu à Marina que foi sua parceira, como vice, e destacou o trabalho realizado, pautado pelo diálogo e pelo espírito de coletividade característico da Faculdade. Ressaltou ainda a importância da FSS na formação de profissionais conscientes dos papéis que desempenham para a construção de um país mais justo, e como a unidade se envolve em programas e projetos de extensão. A professora ainda lembrou da ampliação da estrutura física que deve ocorrer em breve, possibilitando o melhor desenvolvimento das atividades acadêmicas. 

Marina, por sua vez, retribuiu o agradecimento à ex-diretora, e celebrou a nova parceria com sua vice, para a nova gestão à frente da FSS. Lembrou sua trajetória, desde aluna na própria Faculdade até a chegada à direção, e destacou o importante papel da unidade na luta pelo ensino público de qualidade e democrático. Também garantiu o objetivo de continuar o trabalho que faz da FSS uma das melhores faculdades de Serviço Social do Brasil. 

O reitor iniciou sua fala com uma referência sobre os atuais desafios encarados pela Instituição, não apenas relacionados à pandemia, mas aos cortes orçamentários impostos pelo governo e à carência de políticas educacionais e de ciência e tecnologia. Marcus David destacou o importante papel desempenhado pela professora Alexandra, que deixa o cargo, especialmente na sua atuação no Conselho Superior (Consu), como voz presente nos debates na busca por soluções junto às comissões estratégicas. Destacou ainda o papel da Faculdade de Serviço Social na defesa da universidade pública, democrática, inclusiva e gratuita. 

Outras fotos da cerimônia

Também estiveram presentes as pró-reitoras de Gestão de Pessoas, Renata Mercês; e de Assistência Estudantil, Cristina Bezerra – que também foi diretora da FSS -, o diretor do Hospital Universitário (HU/UFJF/Ebserh), Dimas Araújo, e o diretor de Imagem Institucional, Jorge Felz.