Cada formando recebe dez ingressos para convidados (Foto: Carolina de Paula)

Os estudantes que participarão da Colação de Grau Unificada presencial da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) devem buscar os convites entre os dias 24 e 29 de agosto. Cada graduando terá direito a dez convites e eles serão entregues na Diretoria de Imagem Institucional – localizada no campus sede, no prédio da Reitoria – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – São Pedro -, entre 8h e 18h.

Durante a entrega dos convites, os formandos também receberão as orientações para a participação da solenidade, que acontece no dia 30 de agosto, às 19h, no Cine-Theatro Central.

Os juramentos serão feitos por um formando de cada curso e a escolha do estudante deverá ser feita pela turma. Os nomes dos indicados devem ser encaminhados para o e-mail cerimonial@ufjf.br  até 24 de agosto, assim como o do orador, que será do Serviço Social, de acordo com sorteio realizado. As orientações sobre o discurso serão encaminhadas pela equipe de Cerimonial da UFJF.

Neste semestre, a UFJF realiza duas colações de grau unificadas. A primeira delas, no dia 30 de agosto, reúne os concluintes do ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). São 160 estudantes dos cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia, Serviço Social e Turismo. Os formandos dos demais cursos, que não estão no ciclo Enade, devem aguardar a confirmação da data da próxima cerimônia.

Atendimento especial

Formandos ou convidados que necessitem de auxílio ou atendimento especial durante o evento devem entrar em contato com a equipe de Cerimonial da UFJF, na Diretoria de Imagem Institucional, pelo e-mail cerimonial@ufjf.br, até o dia 26 de agosto. Já estudantes estrangeiros que queiram tocar o hino de seu país na cerimônia também devem entrar em contato até esta data.

Orientações

Os formandos devem regularizar a situação com as bibliotecas da UFJF com um prazo mínimo de sete dias antes da colação de grau. Para verificar os débitos, é necessário acessar o Siga 3, clicar em “Biblioteca” e em seguida em “Meu Pergamum”. Após é preciso clicar em “Empréstimos”, averiguar os débitos e, por fim, o “Histórico de material pendente”. Em caso de dúvidas entre em contato com a biblioteca por meio do e-mail: atendimento.cdc@ufjf.br .

Além disso, para participar da cerimônia, o formando deve assinar o Termo de Colação de Grau no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). O documento estará disponível 30 minutos antes do início da cerimônia e permanecerá no sistema até as 22h.

Declaração de conclusão de curso e diploma

Por determinação do Ministério da Educação (MEC), a UFJF não expedirá diplomas físicos. Os diplomas digitais serão expedidos progressivamente e, à medida que forem feitos, e os alunos serão orientados acerca de como acessá-los pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

No entanto, as declarações de conclusão de curso já estarão disponíveis para os formandos a partir das 23h do dia da cerimônia.

Outras informações: cerimonial@ufjf.edu.br

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf