O Observatório da Qualidade no Audiovisual disponibiliza, on-line e gratuitamente, o Caderno Paulo Freire – documento que reúne textos de pesquisadores com relatos sobre os momentos de partilha e de reflexão, tanto crítica quanto criativa, a partir da leitura das obras “Pedagogia do oprimido” e “Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido”, de 1968 e 1992, respectivamente. A iniciativa é vinculada ao grupo de pesquisa “Comunicação, Arte e Literacia Midiática” da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
“Ao debruçar-se sobre as duas obras, o grupo percebeu, claramente, a convicção de Freire sobre a necessidade da Esperança e do Sonho para a existência humana e a necessária luta para fazê-la melhor. Dessa forma, surgiu a necessidade de verbalizar nossas observações e pensamentos sobre estas e outras ideias, além de comemorar o centenário do autor”, informam os integrantes do Observatório, reunidos sob coordenação das professoras Gabriela Borges e Leticia Torres.
De acordo com os pesquisadores, foram realizadas uma série de reuniões para reflexão acerca da obra de Paulo Freire e seus impactos nas áreas da Educação e Comunicação. O Caderno divulgado na íntegra reúne considerações e análises que integram o desenvolvimento dos estudos sobre literacia midiática, e “se voltam para as vivências nos espaços escolares e não-escolares que contribuíram para a formação cidadã individual e coletiva de cada um dos integrantes do grupo”.
O livro será lançado nesta quinta, às 18h, na Faculdade de Comunicação (Facom) da UFJF, no evento que comemora 15 anos do Programa de Pós-Graduação.
Outras informações:
Caderno Paulo Freire
Observatório da Qualidade no Audiovisual