Alunos do Ensino Fundamental I do Colégio de Aplicação João XXIII participarão de atividades pedagógicas no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM/UFJF) neste sábado, 20. A programação tem o objetivo de promover vivências culturais e artísticas a partir da exploração de um importante espaço memórias de Juiz de Fora.

Para a  diretora de ensino do Colégio, Gisele Moreira, “atividades como essas são importantes e permitem a interface entre o pedagógico, o lúdico, o ler e aprender; também constroem memórias afetivas e favorecem o engajamento no mundo da literatura”. Os alunos visitarão a mostra “Coleção Murilo Mendes: 25 anos”, terão oficinas de escrita e de teatro e participarão no lançamento do livro “1922: o ano em que a bisa nasceu” da escritora e professora do Colégio de Aplicação João XXIII, Lauriana Paiva.

Resultado do trabalho realizado nas aulas de História e Geografia, o livro conta como as histórias de Anne, uma garota de 10 anos, e de sua bisavó Anita, hoje com 100 anos, cruzam-se com as de Anita Malfatti e Tarsila do Amaral e de tantas outras mulheres que marcaram suas gerações.

“O protagonismo feminino e a ousadia no processo criativo das duas pintoras deixaram um legado inegável na arte nacional moderna que merece ser destacado, sobretudo,  neste ano em que comemoramos 100 anos da Semana de Arte Moderna”, afirma Lauriana. A escritora registra ainda especiais agradecimentos à Pró-Reitora de Cultura, Valéria Faria, e à designer Nathália Duque pelo apoio material imprescindível na produção do livro, sem o qual sua publicação não teria sido possível.

A obra é ilustrada por Lorena Costa e Lopes e prefaciado pela também professora do Colégio  de Aplicação João XXIII, Renata Caetano. As atividades do sábado letivo foram organizadas por professores do Ensino Fundamental I e pela residente docente de Artes, Érika Rohlfs.