O projeto de design de uma motocicleta, criado pelo aluno da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Lorenzo Nuernberg Steiner, foi o vencedor do mês de julho da competição internacional Agorapode APGContest, organizada por profissionais atuantes da indústria automotiva.

Steiner, do curso de Design do Instituto de Artes e Design (IAD), foi orientado pelo professor Róber Dias Botelho, que considera a participação discente em concursos de design uma oportunidade singular para praticar colocar a teoria em prática. “A participação em concursos permite vivenciar experiências de projetos fora dos muros da Universidade. Tal perspectiva acelera a autonomia do aluno quanto à prática profissional. O aprofundamento e o tempo dedicado ao projeto reforçam a capacidade do futuro profissional em solucionar problemas pontuais e de sistema que envolvem a temática, a gerência do tempo e a organização e controle do método de trabalho”, acredita Botelho.

Para Steiner, apresentar seu trabalho no APGContest é uma forma interessante e divertida de exercitar o processo de design, já que “os temas não seguem os modismos do mercado e não existem restrição criativas. Além disso, o prazo de aproximadamente duas semanas, relativamente curto, induz o participante a ter uma abordagem mais dinâmica e decisiva na construção do projeto”.

O aluno do IAD explica que, após os participantes enviarem as respectivas propostas de projeto, houve uma seleção prévia pelos organizadores e, em seguida, elas foram avaliadas detalhadamente por quatro jurados do concurso, sendo um convidado de acordo com o tema. Além disso, o critério popular, associado ao número de curtidas das propostas no Instagram, também interfere na formação do pódio. As três propostas melhor avaliadas foram declaradas vencedoras e divulgadas no perfil oficial do APGContest.

Para o professor, é importante que os alunos de design saibam criar em representações bi e tridimensionais, de forma física e digital. “Essas ferramentas permitem representar, visualizar e extrapolar aspectos da produção, montagem, utilização, entre inúmeras variáveis de cada projeto. A passagem por todas as etapas permite ao aluno concatenar e ratificar, na prática, uma série de conceitos e métodos.”