Alunos do Bacharelado em Design do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizam na próxima sexta-feira, dia 12, a 13ª Mostra de Design com Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). A exibição acontece das 19h às 22h no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e reúne 11 projetos com diferentes abordagens, entre eles, embalagens, linguagem gráfica, interfaces digitais, produtos médicos, utensílios domésticos e mobiliários.

Segundo o coordenador do curso, Ivan Mota Santos, o momento é de grande expectativa para os estudantes. “Tentamos fazer a mostra rodar dentro da Universidade, para que não seja somente a comunidade do IAD a ter acesso a esses projetos. No ano de 2019, fizemos pela primeira vez no Critt e foi uma ótima oportunidade para vários empresários e start ups conhecerem os trabalhos.” O evento também geralmente conta com a participação de familiares e convidados dos alunos.

“O design tem muito mais áreas do que as pessoas imaginam”

Brenda criou uma marca de cafeteria vegana (Divulgação)

A aluna Brenda Lomeu irá expor seu projeto de naming (criação de nome) e branding (cultura, missão, valores, características e assinatura visual de uma empresa) para uma cafeteria vegana. Ela diz que, inclusive, já apresentou o projeto para interessados e conseguiu apoio para iniciar o trabalho. “Com a parceria do departamento de Design com o Critt, essa mostra toma uma proporção ainda maior. Alguns investidores locais estarão presentes e isso representa a chance de poder colocar nossos projetos em circulação no mercado.” Para ela, a exposição ultrapassa o ambiente acadêmico e representa “uma validação real de todo nosso aprendizado durante os anos de estudo”.

Já a formanda Bruna Lopes irá apresentar seu TCC sobre design instrucional – área ligada à engenharia pedagógica e ao desenho do planejamento educacional, que trata do conjunto de métodos, técnicas e recursos utilizados em processos de ensino-aprendizagem. Por meio de seu projeto, ela conseguiu transformar o conteúdo de design instrucional em um livro interativo. “Esse material vai servir tanto para quem quiser fazer seu planejamento, quanto para o professor em sala de aula”, explica.

Bruna transformou o conteúdo de uma das disciplinas do curso em um livro interativo (Divulgação)

Bruna diz que “o design tem muito mais áreas do que as pessoas imaginam” e sua fala é reforçada por Santos, o qual destaca o caráter generalista da formação. “Esse perfil possibilita a liberdade de escolha do discente em definir o seu campo de domínio, na área que melhor se habilita, de acordo com o seu interesse, vocação e, ainda, com vistas ao cenário econômico e social que tange a atuação profissional.”

A exposição de projetos de graduação é organizada desde 2014 e, após dois anos acontecendo de forma virtual, neste semestre a organização do evento retoma o formato presencial. Tal retomada aproxima ainda mais o design da sociedade, o que, para Bruna, é de grande importância. “Podemos expandir o conhecimento das pessoas sobre o design, que é um campo muito amplo. Com essa mostra, a gente reforça que a nossa área é muito importante, que faz a diferença e que contribui para a sociedade. Ao expormos nossos trabalhos, conseguimos dar mais valor ao design.”