Estudante Alana Valério e Rebeca Caroline realizaram exercícios de alongamento junto aos profissionais presentes na SIPAT (Foto: Dante Rodrigues)

Os cursos de Fisioterapia e Nutrição do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) marcaram presença na 23ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), do Serviço Nacional da Indústria (SESI), encerrada na última sexta-feira, 22.

O convite partiu do SESI com o objetivo de orientar e sensibilizar os trabalhadores da indústria e das empresas sobre a importância da adoção de práticas preventivas que promovam a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Mecânico Manoel Honório participou pela primeira vez do evento (Foto: Dante Rodrigues)

Na abertura do último dia do evento, as estudantes Alana Pinel Valério e Rebeca Caroline Fagundes, do 10º período de Fisioterapia, ministraram junto aos funcionários presentes exercícios de alongamento e mobilidade estudados na disciplina “Fisioterapia do trabalho e Estágio I”. Acompanhadas pela professora Nathalya Marinho, as estudantes também transmitiram orientações gerais quanto a posturas e estratégias corporais para a realização de atividades laborais.

Estudantes de Nutrição realizaram testes de Glicemia (Foto: Dante Rodrigues)

As orientações agradaram ao mecânico Manoel Honório de Oliveira, funcionário de uma empresa de manutenção de radiadores que participou pela primeira vez do evento. “Eu estou achando muito especial, recebemos informações sobre saúde e segurança que nos ajudarão em nossa rotina de trabalho”.

A experiência também foi enriquecedora para os estudantes da UFJF-GV, conforme destaca Loren Thais Miranda Matos, do curso de Nutrição. “É muito importante para a nossa formação enquanto nutricionistas, uma vez que podemos ter contato com o público e desenvolver na prática alguns dos conteúdos aprendidos em sala de aula”.

Estudantes Loren Thais e Aguila Maria comandaram a roleta do saber que apresentava mitos e verdades da nutrição. Participantes ganharam kits com frutas (Foto: Dante Rodrigues)

Os estudantes do 6º de período de Nutrição desenvolveram ações de educação alimentar e nutricional estudadas na disciplina Educação Alimentar e Nutricional. Também realizaram testes de glicemia e aferição da pressão arterial, sempre acompanhados pela professora Gisele Queiroz. “É um momento que a gente tem a oportunidade de trazer pra população as questões relacionadas às práticas da nutrição no campo profissional, bem como uma oportunidade de os estudantes vivenciarem eventos e ações educativas, desde o planejamento, até a execução e avaliação dessas atividades que são muito importantes na prática profissional do nutricionista”, explicou Gisele.