A Liga Acadêmica de Imunologia Aplicada (Laia) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, nesta sexta-feira, 8, e no sábado, 9, o 1º Congresso de Imunologia e Alergia da UFJF. O evento acontece no Centro de Ciências da Saúde, na Faculdade de Odontologia, no campus, e conta com palestras, mesas-redondas e oficinas.
As inscrições custam R$ 33 e devem ser feitas via on-line.
No primeiro dia, a programação prevê oficinas teórico-práticas sobre temas que envolvem prevenção e manejo de doenças e patologias relacionadas à Imunologia Aplicada, com a interação ativa dos participantes. Entre os assuntos abordados estão a imunologia e a cicatrização de feridas e o papel do cirurgião-dentista na promoção da saúde bucal de pacientes imunossuprimidos. As oficinas são ministradas de forma concomitante em três rodadas diferentes, das 17h30 às 20h, na Faculdade de Medicina (Famed) e no Departamento de Nutrição do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).
O segundo dia tem palestras com a finalidade de divulgar o conhecimento da imunologia aplicada, com informações voltadas a professores, estudantes e pesquisadores de diversos cursos da área da Saúde, como Nutrição, Medicina, Enfermagem e Odontologia. Os palestrantes tratam da interação entre o sistema imune e os demais sistemas orgânicos, além de contemplar as grandes áreas da imunologia, como a autoimunidade, os tumores e as doenças inflamatórias intestinais.
Está programada, também para sábado, a mesa-redonda “Olhar especializado e ampliado para pessoas que vivem com o HIV”, com mediação da vice-reitora da UFJF e professora da Faculdade de Enfermagem, Girlene Alves da Silva; e participação do professor Renato Moreira Nunes, do Departamento de Nutrição; da médica do Hospital Universitário (HU/UFJF) e integrante do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE) da unidade, Cristiane Ferreira, e da psicóloga do SAE do HU, Glaucia David.
“O evento traz uma abordagem multidisciplinar da Imunologia no contexto saúde/doença/tratamento e inovação da Imunologia em diferentes e importantes assuntos relacionados à área de saúde. É uma forma importante de atualização e contato com os pesquisadores, que torna a experiência importante na formação acadêmica”, avalia a professora da Faculdade de Medicina, Jacy Gameiro, que também presidente docente do Congresso e orientadora da Laia.
Outras informações
Instagram: @laiaufjf