O campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) promove nesta sexta-feira, 1º, a oficina ‘Caminhos emancipatórios: a escuta e a fala como ferramentas na construção de liberdades’.

Segundo a professora do curso de Administração do campus e coordenadora da atividade, Marina Oliveira Guimarães, a atividade vinculada ao projeto de extensão Laboratório do Amanhã vai “propor uma reflexão sobre como a escuta e a fala éticas são potentes ferramentas estratégicas no enfrentamento aos processos de desumanização das pessoas e grupos vulneráveis” e “sensibilizar para uma prática cotidiana de construção de projetos existenciais de combate a produção e reprodução de processos opressivos.”

O conteúdo será ministrado pela pesquisadora Vera Lúcia Ermida Barbosa. Assistente Social, ela é mestre em psicossociologia de comunidades e ecologia social e PhD em estudos contemporâneos pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Além disso, atua como investigadora no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e no Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social da Universidade Lusíada de Lisboa. Barbosa também integra o grupo de pesquisa ProjetAH – História das Mulheres, Gênero, Imagens, Sertões, sediado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Aberta a toda a comunidade, a oficina é gratuita e acontece a partir das 15h30, de forma remota. Para participar é necessário se inscrever (clique aqui).