Com a abertura das inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu 2022.2), na última terça-feira, dia 28, o Portal da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) fez uma parcial das notas de ponto de corte do primeiro dia do processo seletivo. Nesta edição, a Universidade disponibiliza 865 vagas em 41 cursos de graduação em Juiz de Fora e Governador Valadares.

Confira as notas na página do Sisu.

Entre as 865 vagas, 677 estão distribuídas em 32 cursos no campus sede e as outras 188 em nove cursos, em Governador Valadares. Do total, 447 são destinadas às ações afirmativas (cotas). Os únicos requisitos para a realização da seleção é ter feito as provas do Enem em 2021, ter concluído o ensino médio e não ter zerado a prova de redação. 

Confira o termo de adesão do Sisu 2022.2

Diariamente, a nota de corte é calculada pelo Sisu e se baseia no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquela graduação, por modalidade de concorrência. Por meio da nota de corte, o candidato consegue acompanhar sua classificação parcial na opção de curso escolhido, contudo a listagem que contempla os selecionados só é divulgada ao fim do período de inscrição.

Pontos de corte

Medicina ainda é o mais concorrido

Até o momento, o curso de Medicina do campus sede, no grupo C (destinado a candidatos da ampla concorrência), e no grupo E (direcionado para pessoas que completaram o ensino médio em escola pública) apresentam as maiores pontuações necessárias para conquistar uma vaga: 801,22 e 796,26 respectivamente. O terceiro lugar ficou com o curso de Medicina, em Governador Valadares, também no grupo C, que exige, pelo menos, 790,66.

Se forem consideradas as maiores pontuações por grupos, os cursos de Medicina de Juiz de Fora e de Governador Valadares possuem as notas de corte mais altas até o momento.

Juiz de Fora

Outras graduações tiveram alta procura. Entre elas, Ciência da Computação registrou a alta procura por meio da exigência de 753,30 pontos, no grupo E, e 743,14 no grupo C, seguida do curso de Odontologia que apresenta nota de corte de 741,96 também no grupo E.

Governador Valadares

No campus avançado, a procura por Odontologia, no grupo E e no grupo B (destinado para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas) têm tido alta procura e requerem nota mínima de 725,12 e 712,92, respectivamente. 

Confira as notas de pontos de corte no Sisu entre 2014 e 2021.

Notas

É importante que o candidato tenha consciência de que a nota de corte é atualizada todos os dias no sistema do Sisu, juntamente com a classificação dos estudantes, o que requer atenção por parte dos inscritos. Além disso, o ponto de corte representa a nota obtida pelo último candidato classificado dentro das vagas do curso selecionado, ou seja, pessoas com nota igual ou maior serão as classificadas no processo seletivo.

Cronograma

  • 28 de junho a 1º de julho: período de inscrições
  • 6 de julho: resultado da chamada regular
  • 13 e 18 de julho: pré-matrícula on-line
  • 25 e 28 de julho: envio da documentação de matrícula
  • 6 a 18 de julho: prazo para participar da lista de espera
  • A partir de 10 de agosto: início da convocação dos candidatos em lista de espera na UFJF.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF