Servidores de vários setores do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) participaram, nesta segunda e terça, 6 e 7, de um treinamento de brigadistas ministrado por um integrante do Corpo de Bombeiros Militar. O curso foi desenvolvido para atender a uma legislação que determina que toda instituição tenha uma equipe para atuar em casos de incêndios e primeiros socorros.
A ação foi desenvolvida conjuntamente pelas coordenações Administrativa e de Gestão de Pessoas, que por meio do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) realizou um levantamento da demanda de cada imóvel onde a universidade desenvolve suas atividades, e, em seguida, recrutou os participantes do treinamento.
Sammy Smith de Freitas atua como técnico-administrativo em educação no Departamento de Medicina, e avalia positivamente a iniciativa. “Tivemos conhecimento sobre parada respiratória, cardiorrespiratória, afogamento, engasgamento, tipos de incêndio e extintores correlatos. E não só a teoria, tivemos também a prática. Foi muito importante pra gente e também para a nossa segurança no dia a dia da universidade.”
O responsável por ministrar o treinamento explica a importância da formação. “Ela [a UFJF], tendo aqui uma brigada, está apta a atender não só a qualquer princípio de incêndio, como também a primeiros socorros. Quando se faz uma construção, o Corpo de Bombeiros exige a instalação de equipamentos, como hidrantes, extintores, alarmes de incêndio e detector de fumaça, mas não adianta apenas colocar esses equipamentos e não ter ninguém que saiba utilizá-los. E o treinamento é justamente para que essas pessoas estejam aptas para, caso ocorra algum princípio de incêndio, saibam usar os equipamentos e atuarem nos primeiros socorros”, afirma o tenente do Corpo de Bombeiros, Aílton Alves da Silva.
Para o coordenador Administrativo da UFJF-GV, Ricardo Grunewald, “a formação de equipes de brigada de incêndios e primeiro socorros foi pensada não só para atender a legislação, mas para trazer mais segurança aos servidores e ao bens da universidade”. Além disso, segundo ele, o campus “tem se esforçado para ser referência no cumprimento irrestrito da legislação, normas e regulamentos.”
O mesmo pensa o técnico em segurança do trabalho do campus, Newton Rogério Rodrigues. “A importância de uma brigada de incêndios está no trabalho de prevenção e no atendimento de primeiros socorros e consequentemente na preservação de vidas e bens da UFJF e seus parceiros. Devemos considerar que com a formação de nossa brigada, passamos atender a legislação, o que é respeitável e estaremos melhor preparados para atender os casos de emergência e urgência com os nossos servidores, discentes e clientes, o que promove também a imagem da instituição.”