O grupo de extensão de assessoramento ao GT Acessibilidade do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) realiza na próxima segunda-feira, 30, às 18h30, a roda de conversa “Desmistificando o Capacitismo”. A atividade remota será transmitida pela plataforma Google Meet e contará com a participação da psicóloga Janine Lopes Carvalho.

Originário do termo em inglês “Ableism”, o capacitismo é definido como o preconceito dirigido a Pessoas Com Deficiência (PCD), que define e reduz os sujeitos em sua deficiência, enquanto afirma a ideia de incapacidade e anormalidade das PCDs.

Nesse sentido, a atividade propõe discutir maneiras de combater a limitação de direitos causada pelo preconceito, bem como os efeitos que o capacitismo podem causar às vítimas, dentre outras questões relevantes sobre um tema ainda pouco debatido na sociedade, apesar do grande número de PCDs no país.

Dados do IBGE divulgados em 2019, com base na Pesquisa Nacional de Saúde, demonstram que 17,3 milhões de pessoas com dois anos ou mais tinham algum tipo de deficiência, este número representa 8,4% da população.

Os participantes da roda de conversa receberão certificado emitido pela Pró-reitoria de Extensão.

Mais informações podem ser obtidas no instagram do GT acessibilidade.