A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou na quarta-feira, 18, que os cursos de Computação e Letras-Libras poderão participar do edital de seleção de propostas de subprojetos que irão compor o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Além disso, também houve modificação no cronograma do documento e as inscrições foram prorrogadas até 25 de maio.
Para a inscrição de subprojetos e/ou núcleos para compor o Pibid, é necessário o encaminhamento do formulário de inscrição preenchido e a apresentação de uma proposta de ação, em acordo com o edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Os resultados preliminares serão divulgados em 30 de maio e os recursos devem ser requeridos até o dia 31 do mesmo mês. Já os resultados finais serão divulgados em 1 de junho e a submissão da proposta institucional da UFJF à Capes acontece entre 2 e 10 de junho.
Outras informações sobre inscrições, recursos e processo de seleção e classificação podem ser encontradas no edital.
Características do projeto
Será selecionado um subprojeto por curso de licenciatura e cada um deles pode ser constituído por um ou mais núcleos. Além disso, cada subprojeto é formado por, no mínimo, 24 estudantes, três supervisores e um coordenador, e a proposta dos subprojetos deve atender ao estabelecido pela Capes.
Neste edital, podem compor subprojetos as seguintes áreas de iniciação à docência: Arte (licenciatura em Artes Visuais e/ou Música), Biologia, Ciências, Computação, Educação Física, Ensino Religioso, Filosofia, Física, Geografia, História, Libras, Língua Alemã, Língua Francesa, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e Pedagogia. Ainda, podem ser apresentados subprojetos interdisciplinares com a combinação de até três áreas de iniciação à docência ou curso.
Requisitos
É atendida especificamente a chamada para proposição de subprojetos por parte de professores/as dos cursos da UFJF elegíveis e indicados, conforme o edital da Capes. Além disso, entre os requisitos para a submissão da proposta de subprojeto, é preciso que o coordenador seja aprovado pelo colegiado de curso da área do subprojeto ou órgão equivalente; ter formação na área do subprojeto, em nível de graduação ou pós-graduação; e possuir título de mestre ou doutor;
Também, segundo o edital, outros requisitos apontam que, quando se tratar de Instituto de Ensino Superior (IES) público, é preciso pertencer ao quadro permanente da IES como docente e estar em efetivo exercício; possuir experiência mínima de três anos como professor do ensino superior em curso de licenciatura; não ocupar cargos de reitor, vice-reitor, presidente, vice-presidente, pró-reitor ou cargo equivalente; e ter experiência na formação de professores ou na educação básica.
Para todas as modalidades, é obrigatório aos docentes o cadastramento e a atualização dos dados curriculares na Plataforma Capes de Educação Básica.
Pibid
O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes, na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.
Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF