Discutir e aprofundar o estudo do desempenho de edificações. Esse é um dos objetivos do e-book “Ambiente Construído e seu desempenho”, resultante de pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído da Faculdade de Engenharia e lançado no mês de maio pela Editora UFJF. O livro, junto a outras obras digitais, é disponibilizado on-line, na íntegra e gratuitamente.

Organizada pelos pesquisadores Maria Aparecida Hippert (UFJF), Orlando Longo (UFF) e Manuela Almeida (UFJF/UMinho), a obra conta com a colaboração de pesquisadores da própria UFJF, do Programa de Pós-Graduação de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa Internacional de Doutorado em Sustentabilidade do Ambiente Construído da Universidade do Minho (Portugal).

Aprofundamento no conceito de desempenho e revisão de literatura
De acordo com a pesquisadora Maria Aparecida Hippert, professora da Faculdade de Engenharia da UFJF, a obra digital aprofunda o estudo do desempenho de edificações a partir de experiências diversas. “O livro oferece um breve histórico sobre o desenvolvimento do conceito de desempenho e sua aplicação na construção civil, bem como o resultado de uma revisão da literatura que caracterizou as pesquisas nacionais realizadas sobre a norma Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais (NBR) 15.575 nos últimos dez anos. Portanto, ele também aborda itens como a qualidade dos materiais de construção e dos sistemas construtivos, a influência dos agentes biológicos e a habitabilidade das edificações, considerando o desempenho térmico, acústico e de ventilação dos locais.”

A professora explica que a NBR 15.575 é utilizada para especificar as regras obrigatórias na construção de edificações habitacionais, atuando na perspectiva de garantir um padrão de qualidade que deve ser empregado universalmente. Itens como eficiência energética e rentabilidade das possíveis intervenções na renovação dos edifícios também são avaliados nessa norma. 

“O caráter multidisciplinar dos artigos busca fornecer aos leitores um panorama das pesquisas que vem sendo desenvolvidas sobre o tema do desempenho na construção civil,  estabelecendo-se, assim, como um caminho para a introdução de inovações”, afirma a pesquisadora, que também aponta que a obra atende aos leitores de diferentes áreas de atuação interessados na temática do desempenho de edificações. 

Editora UFJF
Criada em 1986, a Editora UFJF tem a missão de estimular e promover o desenvolvimento do ensino e da pesquisa. Como um importante instrumento de divulgação científica, ela se dedica à publicação e distribuição de produções resultantes da pesquisa e da extensão da própria Universidade e também de pesquisadores de outras instituições.

Outras informações
Editora UFJF
Livro “Ambiente construído e seu desempenho”