Madona – Óleo sobre tela, de Nice Nascimento

Dentro da programação da 20ª Semana Nacional dos Museus, o Museu de Cultura Popular, instalado no Forum da Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), apresenta a exposição “Fé e devoção: imagens de Nossa Senhora”. A partir do tema da edição – O poder dos museus -, a mostra traz à luz a arte como potência criadora, memorável e transcendental. 

Essencialmente humana, a arte evidencia nesta exposição a força da fé, capaz de mover e conectar as pessoas, atuando, muitas vezes, como ferramenta de cura e autoconhecimento. As obras ressignificam e reciclam materiais que poderiam ser descartados, assim como empregam matéria-prima fornecida pela natureza, como é o caso das peças feitas em cerâmica, porcelana, juta e gesso policromado.

Com 29 obras, a exposição reúne imagens com invocações de Maria. Os diversos títulos atribuídos à mãe de Jesus Cristo surgem de milagres relatados, aparições ou ocasiões especiais, e são inspirados a partir de diferentes culturas e costumes de cada região, dando origem a distintas representações artísticas.

As peças são originárias de cidades de Minas Gerais, além de uma oriunda de São Paulo e outras duas da Itália, com destaque para algumas que representam Nossa Senhora da Conceição, como a de autoria de Ivonete Iara, produzida em gesso com técnica de “decoupage”, e a de Régis Kerusk, feita em cerâmica, que apresenta esmero nos detalhes, transmitindo e inspirando delicadeza e contemplação. Confeccionada com saco de aniagem, a obra “Nossa Senhora Aparecida”, de Expedito, também chama atenção. 

Nossa Senhora Aparecida – Saco de aniagem, de Expedito

Outro destaque é a pintura de Nice Nascimento Avanza, “Madona” (60 x 70 cm), feita em óleo sobre tela e datada de 1978. Essa artista plástica capixaba (1938-1999) tornou-se reconhecida internacionalmente por sua arte primitivista e pela temática relacionada ao cacau marcadamente presente em suas obras. Autodidata, Nice não se preocupava com o discurso erudito em seus trabalhos. A artista buscava captar elementos do seu entorno e os transformava em arte. Cenas religiosas e do dia a dia no campo aparecem muito em suas obras. Dessa forma, figuras do catolicismo são retratadas, algumas delas com elementos que não correspondem às representações tradicionais. 

A mostra teve início no dia 3 de maio e segue até o final do mês. As visitações, gratuitas e abertas ao público em geral, acontecem de segunda a sexta, das 10h às 19h, sendo necessária a apresentação do cartão de vacinação em dia e recomendada a utilização de máscara no local. A exposição terá também repercussões nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

Museu de Cultura Popular
Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, e brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente nesse espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação. 

Visitação
Visando a preservar a saúde das pessoas em meio ao contexto da pandemia de Covid-19, alguns protocolos devem ser seguidos para a visitação, como a apresentação do comprovante de vacinação em dia, que pode ser o cartão de vacinação físico ou digital (disponível no aplicativo ou site do ConecteSUS), juntamente com o documento de identidade. 

Os visitantes devem ainda levar consigo sua própria garrafa de água. Existe também a possibilidade do agendamento prévio, por meio eletrônico (forumdacultura@gmail.com) ou pelo telefone (32) 3215-3850. O tempo médio de visitação é de 25 minutos.