São 25 vagas para o mestrado e dez para doutorado, ambos com reservas de cotas para demanda social (Imagem: Pixabay)

Termina nesta segunda-feira, 2 de maio, o prazo de inscrições para os cursos do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Editais, lista de documentos exigidos e formulários a serem preenchidos devem ser acessados via Siga, tanto para Mestrado quanto para Doutorado. É necessário pagar taxa de R$ 100.

O PPGACL está organizado em três linhas de pesquisa: “Arte, Moda: História e Cultura”; “Cinema e Audiovisual”; e “Poéticas Visuais e Musicais”, reunidas na Área de Concentração “Teorias e Processos Poéticos Interdisciplinares”. Informações sobre as linhas de pesquisa e professores podem ser obtidas através do site do PPGACL e também nos editais.

Mestrado
Para o Mestrado, são disponibilizadas 25 vagas, sendo 20 para alunos regulares do PPGACL e cinco para o  Programa de Intercâmbio Internacional de Pós-Graduação do International Master in Cinema Studies (IMACS/PPGACL). Do total de vagas regulares, dez (50%) são destinadas às cotas de demanda social.

Para inscrever-se no processo seletivo do IMACS/PPGACL, é necessário preencher todos os requisitos específicos exigidos pela instituição estrangeira ou programa a que se candidatar, como previsto na página da Instituição, no cronograma indicado.

Doutorado
Para o Doutorado, foram disponibilizadas dez vagas, sendo cinco (50%) destinadas às cotas de demanda social. São aceitos mestres ou mestrandos em qualquer área de conhecimento, em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Processo Seletivo
As avaliações do processo seletivo envolvem projeto de dissertação e prova escrita, ambas de caráter eliminatório e classificatório; prova escrita de suficiência de língua estrangeira, sem caráter eliminatório; e entrevista, de caráter eliminatório e classificatório. Para projetos de tese teórico-práticos, o Portfólio Artístico será incluído como parte do processo seletivo, por ser necessário à análise da história acadêmica do candidato.

Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens