O Programa de Pós Graduação em História (PPGHis) da Universidade Federal de Juiz de Fora promove, nesta quinta-feira, dia 28 de abril, às 19h, a aula inaugural do primeiro semestre letivo de 2022 com o tema: “Da desinformação ao extremismo: como o WhatsApp ajuda a promover a radicalização no Brasil”. A palestra, transmitida através do canal do PPGHis no YouTube e aberta ao público, será do professor David Nemer, da Universidade da Virgínia (EUA).
O coordenador do PPGHis, Rodrigo Christofoletti, explica que o evento acontece semestralmente sob temáticas que abordam questões de relevância no debate público. O convidado é um dos mais renomados pesquisadores dessa área, e discutirá fundamentalmente a questão das fake news e o seu impacto na degradação de uma democracia recente como a do Brasil. “A ideia da palestra é dar voz a esse debate tão contemporâneo, por isso escolhemos o tema”. complementa.
Além de lecionar no departamento de Estudos de Mídia na Universidade da Virgínia, David Nemer também é professor afiliado ao Berkman Klein Center da Universidade Harvard e autor de livros sobre tecnologia e antropologia, como Favela Digital e Tecnologia do Oprimido. Nemer vai abordar o processo de esquematização da desinformação nas eleições presidenciais de 2018, além de falar sobre como a infraestrutura humana acabou por promover a atual radicalização política, estabelecendo possíveis cenários para as eleições deste ano.
“Viveremos uma ansiedade social muito maior, uma sociedade mais hiperpolarizada que a de quatro anos atrás, devido à crise sem precedentes na qual o país se encontra”, reflete o pesquisador. “Portanto, é possível esperar ainda mais fake news manipuladas pela base aliada do governo para recriar a realidade atual em troca de votos”.
O professor do PPGHis e um dos organizadores do evento, Leandro Pereira Gonçalves, garante que os ouvintes terão uma reflexão atual sobre uma temática de relevância para a história contemporânea, dialogando com diversas outras áreas como ciência, política, tecnologia e questões relacionadas à computação.
Outras informações: