Camerata de Cordas Pró-Música: sob o comando do maestro Victor Cassemiro (Foto: Divulgação)

Sob a batuta do maestro Victor Cassemiro, dois importantes concertos acontecem dentro do projeto Música nas Igrejas, contemplando a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa. O primeiro, no dia 15, às 18h, traz a Camerata de Cordas Pró-Música-UFJF, interpretando “Stabat Mater Dolorosa”, obra-prima do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi, na Igreja São Mateus. O segundo, no dia 17, às 19h, marca a estreia da Camerata de Sopros Pró-Música-UFJF, levando à Igreja Nossa Senhora Mãe de Deus, no Bairro de Lourdes, um repertório leve e variado.

O regente destaca a profundidade humana da peça de Pergolesi, que a compôs durante o período em que contraiu tuberculose, morrendo pouco tempo depois de terminar esta que é considerada uma melodia de grande significado e representatividade na história da música. “Trata-se de uma obra em que o autor, aos 26 anos, em 1736, já gravemente enfermo e internado no Convento dos Capuchinhos, na Itália, cria para retratar o drama de Maria, a mãe, diante da agonia de seu filho Jesus Cristo.” 

Cassemiro ressalta que a peça “Stabat Mater Dolorosa” foi composta para um soprano e um contralto, no caso as intérpretes convidadas Tâmara Lessa e Tamara Medeiros, com acompanhamento de uma formação instrumental de violinos, violoncelo e órgão que, entre árias e duetos, dão sequência a 12 movimentos. “Representativa de uma transição entre o barroco e o clássico, a letra, do século XIII, é atribuída ao frei franciscano Jacopone de Todi, que reverencia o sofrimento de Maria durante a crucificação de Jesus.”

Entre o popular e o erudito, com canções mais alegres, o Concerto de Páscoa marca a primeira apresentação da Camerata de Sopros Pró-Música-UFJF. Para compor o repertório foram escolhidas “Stand By Me”, de Ben E. King, Jerry Leiber e Mike Stoller; “Ressuscitou, Aleluia”, de António Cartageno; “Ponp and Circunstance” de Edward Elgar; “Ombra Mai Fu” e “Alla Hornpipe”, de Georg Friedrick Haendel; “Jesus Alegria dos Homens”, de Johan Sebastian Bach; e “Bela Ciao”, sem autoria e datação.

Para as apresentações de sexta-feira e domingo é importante estar atento à necessidade do uso de máscaras protetoras e manter distanciamento de um metro entre as pessoas, sendo que o preenchimento dos assentos nas igrejas se dará de acordo com a ordem de chegada. A entrada é franca em ambos os eventos.

Outras informações: Proex-UFJF