As professoras Angélica Coelho e Kelli Santos assumiram a direção e vice-direção, respectivamente, da Faculdade de Enfermagem (Facenf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A cerimônia de posse aconteceu nesta quinta-feira, 7, de forma virtual, com transmissão pelo Youtube, e contou com familiares, alunos, professores e autoridades da Universidade. O evento ainda teve uma apresentação musical das alunas do curso, Maria Eduarda Gonçalves e Karina Willig.
Em seu discurso de posse, Angélica destacou a gratidão que sente pela confiança nela depositada e a importância da educação pública em sua vida e na de Kelli, ambas graduadas na Faculdade que passam a dirigir. “Há 19 anos, fui acolhida nesse espaço, na nossa Facenf, como aluna do curso de graduação. Hoje, após nove anos de docência, sou novamente acolhida de uma maneira muito especial. O desejo é fazer o melhor pela nossa Faculdade, que desempenha papel extremamente importante na nossa sociedade, exemplo disso é a atuação da nossa unidade nas ações de enfrentamento da Covid-19”, lembrou.
Ao abrir a cerimônia, o agora ex-diretor da Facenf, Marcelo Alves, ressaltou a felicidade em ver duas de suas ex-alunas assumindo a função que desempenhava. “Me sinto muito agraciado por ver duas novas professoras, que foram minhas alunas, minhas orientadas na residência, assumindo essa função que é de grande responsabilidade. Elas se colocaram como protagonistas, assumindo esse compromisso junto à Universidade e à sociedade. Nossa esperança está com vocês.”
Segundo a nova diretora, os planos são trabalhar com transparência, democratizar a gestão e fortalecer a integração entre os servidores docentes e técnico-administrativos em Educação (TAEs), alunos e trabalhadores terceirizados, bem como com a comunidade externa, prezando sempre por uma relação de respeito. “A expectativa é de que seja feita uma excelente gestão participativa. Que a comunidade acadêmica que nos motivou a aceitar esse desafio e nos elegeu caminhe conosco nestes quatro anos com o intuito de fazer o melhor para Facenf”.
Angélica ressaltou ainda que as expectativas são boas para a retomada presencial plena das aulas e demais atividades acadêmicas, já que a Faculdade já realizou atividades presenciais em decorrência do ensino híbrido, e que a preocupação está em propiciar um ambiente acolhedor e seguro nesta volta.