Obra “Nas nossas verdes matas um tucano colorido” (Foto: Divulgação)

Dando continuidade à temporada de mostras dos artistas selecionados no edital de ocupação da Galeria de Arte do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2022, o espaço cultural recebe, a partir desta terça-feira, dia 5, a mostra “A divina natureza com suas cenas luminosas”, do artista plástico Fábio Costa Neves. 

Natural de Recife, Fábio teve seu primeiro contato com o fazer artístico em sua trajetória profissional através de produções como cenógrafo, tanto teatral como televisivo, dentre os quais o primeiro foi o cenário de uma novela de época. A partir de então, começou a trabalhar em estúdios de TV, produzindo cenários para comerciais e peças, além de atuar como designer gráfico, recebendo prêmios e reconhecimento em sua área. 

O artista ressalta que as pinturas, os desenhos e a arte sempre estiveram presentes em sua vida, ainda que, em alguns momentos, algumas dessas atividades aparecessem como um hobby. “A primeira vez que expus minha arte, eu tinha 14 anos. Aos 15, expus no Salão Mineiro Global de Arte, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Depois, fiz uma exposição coletiva em São Paulo, junto com alunos dos cursos de Cinema, Teatro, licenciatura em Artes, mas o meu trabalho na televisão tomava muito tempo, e eu não pintava muito em telas porque os cenários já eram uma pintura.”

Saudar a natureza

As obras que compõem “A Divina Natureza com Suas Cenas Luminosas” foram inspiradas, como destaca Fábio, no verso da caixinha de atitude de um jornalista paranaense, “Pessoas são como música, você já percebeu”. Dessa forma, ganharam cores temas ligados à fé, aos esportes, à família, à ecologia, ao comportamento e à vida. O artista conta que os quadros foram pintados em um sítio da família, próximo à Pedra do Reino: “Um lugar lindo, mágico, maravilhoso! Eu sentia que minha única possibilidade de sobreviver era fazendo algo, então fiz a reforma do sítio, plantei e pintei. Eu pintava o tempo todo. A minha vontade era saudar a natureza, saudar o que é belo na natureza, a luz que nós temos da mata, dos pássaros, das pessoas, de pessoas que fizeram história.” 

Clarice Lispector, a ucraniana que amava Pernambuco e o Brasil (Foto: Divulgação)

Assim, os elementos da natureza e suas manifestações são celebrados nas pinturas, e personagens fortes da história, principalmente ligados à música, aparecem com frequência. John Lennon e Jimi Hendrix ganham destaque, ao lado do tango e do folclore nordestino, com a “Asa Branca” de Luiz Gonzaga, eterno Rei do Baião, e o escritor Ariano Suassuna. Em Juiz de Fora, o artista observou na cantora Dionysia Moreira uma figura bastante representativa e a incluiu em suas pinturas. 

O mesmo se deu com Clarice Lispector, na obra “A ucraniana que amava o Brasil”. Neves também encontrou inspiração nas Olimpíadas, com os atletas brasileiros Rayssa Leal e Adhemar Ferreira. “Pintar é como música. Procure  ver, ouvir e interpretar o que é divino e foi criado pelo Mestre.” Nesse sentido, as telas recebem como título trechos de músicas famosas. 

A abertura acontece nesta terça-feira, dia 5, às 19h. A partir de então, a exposição estará aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, seguindo até 14 de abril. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral, sendo necessária a apresentação do cartão de vacinação em dia e o uso de máscara durante toda a permanência no local. A mostra terá também repercussões nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook. 

Galeria de Arte 

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a Galeria de Arte do Forum da Cultura foi muito utilizada pelas promoções do circuito cultural das instituições federais de ensino (Ifes) mineiras. Importantes nomes da pintura do Estado e da cidade tiveram suas obras expostas no local, que recebe jovens artistas e profissionais já consagrados, assim como coletivos.

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da UFJF. Em atividade há mais de quatro décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

Visitação

O retorno das atividades presenciais da UFJF está sendo realizado de maneira monitorada e gradual, visando a preservar a saúde e a vida das pessoas em meio ao contexto da pandemia de Covid-19. Dessa forma, alguns protocolos estritos que permitam a manutenção da segurança para todos os usuários deverão ser seguidos. Para visitação da mostra, será necessário:

  • Apresentação do comprovante de vacinação em dia (pode ser o cartão de vacinação físico ou digital, disponível no aplicativo ou site do ConecteSUS), juntamente com o documento de identidade;
  • Uso obrigatório de máscara;
  • Poderá ser feito agendamento prévio por meio eletrônico (forumdacultura@gmail.com) e/ou telefone (32) 3215-3850, a fim de evitar filas e/ou aglomerações. Em casos de grupos, o agendamento é necessário;
  • Levar consigo a própria garrafa de água. Será disponibilizado nos bebedouros apenas o sistema de enchimento através de torneiras;
  • Manter o distanciamento físico de, no mínimo, 1 metro;
  • O tempo médio de visitação será de 25 minutos.

As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta-feira, com entrada franca, das 10h às 18h.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade. 

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)

forumdacultura@gmail.com

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf