A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com o Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (UNDRR) implementará o curso de especialização lato sensu “Cidades Resilientes a Desastres”. Será adotado o modelo de capacitação “In Company”, ou seja, voltado para instituições públicas visando a qualificação coletiva dos servidores. A previsão é que tenha início em 2023.

A especialização será ofertada na modalidade a distância pelo Cead, e será gratuita com duração de dois semestres letivos. Serão selecionadas duas prefeituras a partir de um edital de chamamento público com previsão de ser divulgado no segundo semestre deste ano. Cada município indicará dez servidores públicos que cursarão a especialização. Deverá ser indicado um servidor de cada área desta forma: Defesa Civil; Meio Ambiente; Educação; Planejamento Urbano; Finanças; Jurídico; Saúde; Obras; Assistência Social; e Governo.

Já está disponível o formulário eletrônico de manifestação de interesse, no qual é possível para a prefeitura realizar um cadastro institucional e assim receber outras informações sobre o curso.

Cidade resiliente
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma cidade resiliente é aquela capaz de “resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se dos efeitos de um perigo de maneira tempestiva e eficiente, através, por exemplo, da preservação e restauração de suas estruturas básicas e funções essenciais”.

Com o objetivo de construir uma cultura de gestão e planejamento baseada em dados reais e científicos, e desenvolver o Plano Local de Resiliência dos municípios  participantes, o curso ajudará os municípios interessados a se tornarem uma delas. Além disso, também será abordado as tendências atuais de Risco de Desastre no cenário nacional, com a apresentação para a aplicação da metodologia de Autoavaliação da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) por meio de ferramentas, como os scorecards. 

O Plano Local de Resiliência será montado pelos servidores participantes a partir dos resultados da aplicação das ferramentas de autoavaliação. O plano deverá conter as estratégias municipais para promover desde a análise dos perigos até as medidas antecipatórias a um desastre.

“O curso irá capacitar profissionais, na função de servidores públicos, atuantes em diversas áreas da gestão do município, a intervirem na realidade social, política e econômica, principalmente nas áreas de riscos a partir de uma visão estratégica de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução na busca de comunidade e cidade resiliente a desastres”, explica a coordenadora do Núcleo de Engenharia Pública e Resiliência Urbana da UFJF, Gislaine dos Santos. Gislaine também pontua que essa é uma oportunidade para os municípios terem, de forma gratuita, servidores capacitados e com o título de especialista em Cidades Resilientes a Desastres, sendo um benefício direto para a população e o futuro da cidade.

Outras informações
Curso de Especialização Cidades Resilientes a Desastres