Praia do Sancho em Fernando de Noronha já foi considerada a mais bonita do mundo, área é rica em biodiversidade. (Foto: Acervo Pessoal)

A música “Praia do Sancho” é o mais novo lançamento musical realizado no âmbito da Organização não Governamental (ONG) Ocean Sound, voltada para a conservação dos oceanos. O single, assinado pelo pesquisador e professor do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Raul Rio Ribeiro e pelo jornalista Roger Marza, une o saxofone com sons registrados em uma das praias do arquipélago de Fernando de Noronha (PE). O videoclipe oficial foi lançado nesta segunda-feira, dia 28. 

De acordo com Rio Ribeiro, a Praia do Sancho é a mais conhecida do conjunto de ilhas e já foi considerada a mais bonita do mundo em seleções internacionais. “Esse título é uma homenagem não somente à beleza, mas à biodiversidade da área, porque essa praia, além de ter características únicas, mundialmente reconhecidas, também é um local de repouso e reprodução de inúmeros animais terrestres e marinhos. É um símbolo da beleza e do patrimônio ambiental que temos”, conta. 

Todo o processo de captação de áudio no local foi feito pelo professor Raul com autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o uso de equipamentos da Ocean Sound. 

Equipamento de captação do áudio. (Foto: Divulgação)

“Tive acesso em um horário em que não havia a presença de outras pessoas. Fizemos a captação do que chamamos de paisagem sonora ou paisagem acústica, que nada mais é do que a captação dos sons que compõem aquele ambiente. A ideia é fazer com que as outras pessoas possam ter a experiência de como seria estar no local. Pelas características daquele dia, a gente tem sons de ondas, aves, sons de chuva e o vento. É uma beleza acústica impressionante”, avalia. 

Após a captação dos sons, as improvisações do saxofonista e jornalista Roger Marza foram gravadas em estúdio e adicionadas. O single faz parte de um álbum com o nome de “Ilha dos Segredos”, que reúne outras músicas compostas a partir dos sons da natureza de Fernando de Noronha e as improvisações livres ao saxofone. “São sons de golfinhos, aves e da fauna em geral, os sons característicos da ilha. Está muito bacana de ouvir”, classifica Raul Rio. 

 Professor Raul Rio é fundador da ONG Ocean Sound, criada como forma de fazer pesquisa em meio ao cenário pandêmico (Foto: Acervo Pessoal).

Trabalho inclusivo pela preservação ambiental dos oceanos 

A Ocean Sound, fundada pelo professor Raul Rio, reúne pesquisadores que trabalham em prol da preservação dos oceanos com a aplicação de técnicas acústicas e de observação no ambiente submarino. De acordo com o pesquisador, a ONG surgiu da necessidade de reagir ao período pandêmico de Covid-19, que impedia a realização da ciência dentro dos espaços tradicionais, como as universidades. Outro incentivo para para a criação da Ocean Sound foi a realização, por parte da Organização das Nações Unidas (ONU), da Década do Oceano (ou Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável), com a intenção de mobilizar a população sobre a importância da conservação das águas oceânicas. A campanha começou em 2021 e vai até o ano de 2030. 

A arte também passou a ser um dos ramos de atuação da ONG pelo seu papel informativo, sensibilizante e provocador que pode ser utilizado para levar a ciência ao maior número de pessoas possível. “Dentre as diversas formas de arte, a música é a minha preferida, não à toa passei a trabalhar com bioacústica. O single “Praia do Sancho” não é a primeira experiência musical realizada pela ONG. Dentre essas iniciativas, Ribeiro destaca a canção “So Whale”, a música-tema da organização, em que sons de golfinhos cachalotes e de baleias-azuis são unidos à improvisação no saxofone de Roger Marza. A intenção atualmente é conseguir recursos para a captação de sons em outras ilhas oceânicas. Para isso, lançamos a campanha on-line de financiamento coletivo. Os fundos obtidos serão destinados à composição das demais músicas e à criação do álbum, projeto considerado pelo pesquisador uma “homenagem à ciência, à arte e a Fernando de Noronha”. 

Paralelamente, a Ocean Sound conta com o projeto “Seja um Membro Cidadão Cientista da Ocean Sound”, voltado ao financiamento das demais atividades de pesquisa direcionadas à preservação oceânica. Com apenas uma contribuição, qualquer pessoa pode tornar-se filiada à ONG. O doador recebe um kit com brindes (camiseta, cartão numerado de filiação intransferível, máscara, caneta, etc), pode participar de um grupo exclusivo no WhatsApp, além de participar de ações de divulgação científica e análise de dados científicos com treinamento prévio.

“Todo o dinheiro arrecadado pela ONG é integralmente utilizado em pesquisa científica voltada para a conservação dos oceanos”, enfatiza Raul. “Praia do Sancho” também está disponível de forma gratuita nas principais plataformas de streaming musical. Clique para acessar os links das plataformas e escolha a de sua preferência.

Pesquisa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

A Coordenação de Divulgação Científica da Diretoria de Imagem Institucional, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), está promovendo uma estratégia de fortalecimento das ações de pesquisa da Universidade, mostrando que estão alinhadas a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

A pesquisa citada nesta matéria está alinhada com os ODS 4 (educação de qualidade), 13 (ação contra a mudança global do clima) e 14 (vida na água). Confira a lista completa no site da ONU.