Um novo sistema de gerenciamento de pesquisas desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) começa a funcionar no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) em abril.

Intitulado Rede Pesquisa, a ferramenta tem como principal objetivo automatizar o processo de cadastramento de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Rede Ebserh, gerando uma base de dados para a construção de panorama e indicadores estratégicos para a gestão das pesquisas desenvolvidas nos Hospitais Universitários. Com isso, o Rede Pesquisa atende, também, as demandas da Portaria Interministerial 285/2015, que prevê a gestão das atividades de pesquisa no âmbito dos Hospitais de Ensino e dos órgãos de controle.

A partir do dia 12/04, todas as solicitações de cadastro de projetos de pesquisa com inserção no âmbito do HU-UFJF devem ser realizadas pelo novo sistema, independente da necessidade ou não de avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. O atual sistema utiliza cadastro por meio de formulário no Google Forms.

Segundo o chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa, Igor Meurer, “a utilização do Rede Pesquisa como ferramenta de cadastro de projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do HU-UFJF/Ebserh possibilitará uma gestão mais eficiente no acompanhamento de todas as etapas destas pesquisas. Dessa forma, será possível gerar indicadores mais robustos sobre as pesquisas em andamento e as que já foram concluídas, bem como os produtos gerados, como artigos publicados e resumos apresentados em congressos”.

Além disso, os indicadores vão dar suporte a futuras solicitações de fomento de pesquisa para o nosso hospital, assegura Igor, além de justificarem a manutenção das já obtidas, a exemplo da disponibilização de bolsas de iniciação cientifica oferecidas através do Edital PIC/Ebserh 2022.

Com o intuito de apresentar o novo fluxo de cadastro a partir da implementação do sistema Rede Pesquisa, a Unidade de Gestão da Pesquisa irá realizar o treinamento intitulado “Rede Pesquisa: novo sistema de cadastro de pesquisas científicas da Ebserh”.

A capacitação acontece por meio da Plataforma Microsoft Teams, e o link de acesso será enviado no dia do treinamento para o e-mail cadastrado no ato da inscrição. Confira os dias e horários disponíveis:

Turma 1: 04/04/2022 – 9h às 10h30

Turma 2: 04/04/2022 – 14h às 15h30

Turma 3: 05/04/2022 – 09h às 10h30

Turma 4: 05/04/2022 – 14h às 15h30

O público-alvo abarca discentes de pós-graduação, docentes e técnico-administrativos da UFJF que atuam no HU, além de todos os colaboradores da Ebserh que pretendem desenvolver projetos de pesquisa no HU-UFJF/Ebserh. A capacitação será certificada para o público interno do HU-UFJF.

Inscrições:

Público interno do HU-UFJF/Ebserh: realizar inscrição no SIPE até o dia 03/04/2022. Acessar o SIPE via área de trabalho nos computadores do HU-UFJF/Ebserh.

Público externo (sem acesso ao SIPE): solicitar inscrição até o dia 01/04/2022. Preencher o formulário disponibilizado abaixo e enviá-lo para o e-mail: udp.hu-ufjf@ebserh.gov.br. Colocar como assunto do e-mail: “Inscrição Treinamento – Rede pesquisa: novo sistema de cadastro de pesquisas científicas da Ebeserh”.

FORMULÁRIO

Outras informações: Hospital Universitário UFJF – Ebeserh