Como forma de divulgar os aprendizados e as reflexões resultantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Docente, docentes vinculados à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicaram a obra “Formação Docente Inicial e Continuada na UFJF: Experiências e Diálogos com a Escola Básica”.

Para o professor da Faculdade de Educação, Anderson Ferrari, a obra é de extrema importância pois divulga a produção de conhecimento da Universidade. “É uma reflexão a partir de práticas de formação inicial e continuada. A universidade pública não tem o compromisso apenas com a transmissão de conteúdo, ela também tem compromisso com a produção de conhecimento.” Ferrari também aponta o livro como uma inspiração para aqueles que visam a produção acadêmica.

Organizado por Anderson Ferrari, Angélica Cosenza, Isabela Ferreira Lima, Marco Antônio Escher e Mylene Cristina Santiago, a publicação conta com 19 capítulos e mais de 30 autores, todos atores dos dois projetos de formação continuada da UFJF. Os programas de formação, que são os campos nos quais as análises das obras são feitas, admitem um ponto em comum: a relação da Universidade com a Escola Básica.

Segundo a professora da Faculdade de Educação, Angélica Cosenza, a obra contribui na formação de todos aqueles interessados na educação básica, sendo das áreas específicas ou gerais do campo da educação, para professores em formação inicial. Além disso, promove o fortalecimento da parceria entre a Universidade e as escolas de educação básica, abordando as experiências em construção de material didático, pesquisas sobre a escola e sobre fenômenos que se dão na interação professor e aluno.

“Acho que essa relação é o que nos fortalece. O Pibid, por exemplo, é um espaço muito interessante no qual professores e alunos da Universidade estão em convivência múltipla, diversa e em situação de aprendizagem. Na Residência, a mesma coisa. Os professores estão em regime de coparticipação, no caso, com os profissionais do Colégio de Aplicação João XXIII, atuando na produção de aulas e na investigação de fenômenos que se dão tanto na administração quanto na docência. A aprendizagem é múltipla para quem orienta e para o residente.”, pontua Angélica.

O livro conta com o apoio do Centro de Ciências da UFJF e pode ser encontrado tanto na versão digital quanto no formato impresso, que será distribuído nas bibliotecas da Universidade.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência

Na UFJF, o Pibid consolidou-se como uma ação promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). O programa tem uma estrutura administrativa em que há um coordenador institucional e coordenadores de área, responsáveis, cada um, por um subprojeto de área (em licenciatura). Essa equipe programa e orienta os trabalhos a serem desenvolvidos pelos licenciandos-bolsistas em conjunto com os professores das redes públicas municipal e estadual que participam do projeto na condição de supervisores do projeto.

Em 2018, o Projeto Institucional do Pibid atuou em cinco núcleos distintos e em um núcleo multidisciplinar com quatro núcleos, envolvendo os seguintes cursos de licenciaturas: Artes e Música; Biologia; Ciências Sociais; Computação; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras-Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia; e Química. Com esta constituição, a UFJF intermedia 216 bolsas de Iniciação à Docência, 27 de supervisão e nove de coordenação de área.

Residência Docente

A Residência Docente está vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e  constitui-se a partir de uma política institucional de formação de professores e, nesse sentido, alinha-se ao Projeto Pedagógico Institucional das Licenciaturas da UFJF, aprovado pelo Conselho Setorial de Graduação, que define princípios; fundamentos; dinâmica formativa; e procedimentos a serem observados nas políticas, na gestão e nos programas e cursos de formação – inicial e continuada – de docentes para a Educação Básica da UFJF. Tem como objetivo aprimorar a formação de professores da Educação Básica, oferecendo um programa de formação continuada, através do desenvolvimento de competências docentes in loco, visando complementar a educação recebida na instituição de ensino superior de origem com a vivência em ambiente escolar.

Confira a obra na íntegra