Terceiro EP de Guido Del’Duca conta com participação de crianças assistidas pelo projeto que o músico que coordena no Instituto Dom (Foto: Divulgação)

O técnico-administrativo em Educação (TAE), lotado na Faculdade de Odontologia, Guido Del’Duca, promove neste sábado, 12, o show de lançamento de seu novo EP “Desenlouquecer”. O evento acontece no Teatro Paschoal Carlos Magno, às 20h. Serão oferecidas até 50 entradas de cortesia para a comunidade acadêmica na hora do evento, mediante apresentação do comprovante de vínculo. Os ingressos também podem ser adquiridos previamente pelo site catarse, por R$ 10, e na bilheteria do teatro, por R$ 15.

O show conta com a participação das crianças assistidas pelo Instituto Dom e participantes do projeto de extensão “Oficinas de musicalização e aulas de violão no Instituto Dom”, coordenado por Del’Duca desde 2021. As crianças também estão na canção “Cura” do novo EP.

Oficinas de musicalização
O projeto conta atualmente com 35 crianças de 4 a 17 anos. Em formato presencial desde o início deste ano, as aulas acontecem toda quarta-feira, às 9h30, no Instituto Dom. Nas oficinas, são ensinadas técnicas para o domínio prático do violão, e apresentados sistemas simplificados de codificação musical, o que contribui para a construção da autonomia dos jovens e crianças na aprendizagem de qualquer instrumento.

Através da apreciação musical e dinâmicas lúdicas, desenvolvemos a percepção musical dos beneficiários e, por meio de exercícios de análise de canções, contribuímos para a construção da capacidade interpretativa e senso crítico dos assistidos”, explica o músico. Segundo Guido, o objetivo principal é oferecer,  por meio de oficinas de musicalização e aulas de violão, uma oportunidade de inclusão sociocultural para indivíduos tradicionalmente excluídos de processos de formação cultural, e contribuir diretamente para a plena formação dos graduandos envolvidos.

“A música é reconhecida cientificamente como um  mecanismo que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio e proporciona estados de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial para questões reflexivas voltadas para o pensamento O desempenho deste projeto gera impactos nas vidas dos participantes e na comunidade ao redor, contribuindo para um círculo virtuoso que pode surtir amplos efeitos em âmbitos sociais e educacionais locais, especialmente no contexto pandêmico em que vivemos.”

Os jovens residentes do Bairro Dom Bosco interessados em fazer parte do projeto devem se inscrever no Instituto Dom, localizado na Rua Belo Vale, 166, Dom Bosco.

Sobre o artista
Desde os 12 anos, Del’Duca já cantava em uma banda formada junto com seu irmão, dois vizinhos e um colega de escola. Com 15 anos, começou a se apresentar nos bares de sua cidade natal, Santa Rita do Sapucaí, e nessa mesma época compôs sua primeira música autoral “Olha, Amigo”, que se tornaria a vencedora do IV Festival de Música Popular de Barbacena, em 2017. No ano seguinte, venceu o show de talentos on-line “Meu Big Bang”

O músico já lançou três EPs, “Homem-Banda” (2015), “O Melhor de Mim” (2017) e “Desenlouquecer” (2022), o último um EP visual financiado pelo Programa Cultural Murilo Mendes da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), de Juiz de Fora. Também lançou o álbum “Guido”, em 2016. Em 2019, participou dos festivais Grito Rock e Rockambole. Os clipes de “Desenlouquecer”, que retratam a trajetória de autoconhecimento vivida pelo músico nos últimos cinco anos, estão disponíveis no canal do artista no YouTube. Seu trabalho musical pode ser conferido em sua página na plataforma digital Spotify.