A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibiliza para todos os estudantes – de graduação e pós-graduação – a carteirinha estudantil. O documento deve ser solicitado na página do Restaurante Universitário (RU), por meio de formulário eletrônico.

Até o presente momento, a confecção das carteirinhas estudantis continuam a ser requeridas virtualmente, pelo site em que o interessado acessa e faz o pedido do documento. Além disso, o processo, na UFJF, é totalmente gratuito. Caso o aluno veja alguma informação diferente desta, ou alguma cobrança de taxa, deverá tomar os cuidados necessários, pois trata-se de um golpe ou atitudes suspeitas.

Vale destacar que, atualmente o selinho – que comprova a validade e permanência do aluno na UFJF – foi suspenso, em decorrência da pandemia, e está sem data prevista para o retorno, portanto, para validar a carteirinha é indicado que os estudantes imprimam o comprovante de matrícula, emitido pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA).

Confira o passo a passo
Para requerer a carteirinha, o estudante deve acessar a página do RU  e ir direto na aba “solicite carteirinha”.

Passo 1 (Imagem: site RU)

Em seguida, será encaminhado para uma aba em que terá a possibilidade de solicitar a carteirinha ou verificar o status do requerimento.

Passo 2 (Imagem: site RU)

Para aqueles que solicitarem a carteirinha estudantil, será preciso inserir o login e senha, que são os mesmos utilizados para ter acesso ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA).

Passo 3 (Imagem: site RU)

Por fim, basta preencher os dados solicitados, encaminhar documento com foto e uma foto 3×4 com o fundo branco. Vale destacar que a fotografia deverá ser recente. Além disso, não pode ser feita com qualquer espécie de cobertura de cabeça (lenço, chapéu, boné) e nem com óculos de sol, por dificultarem ou encobrirem características físicas imprescindíveis para reconhecimento do portador.

Passo 4 (Imagem: site RU)

A foto enviada é de inteira responsabilidade do aluno e será utilizada durante todo o vínculo com a universidade.

Após o requerimento, o estudante deve acompanhar o status da solicitação. Depois de pronta, a carteirinha ficará disponível para retirada na Coordenação do Restaurante Universitário. Vale destacar que é vedada a entrega de carteirinha a terceiros, ainda que seja apresentada procuração.

Dúvidas
Após fazer a solicitação, o estudante precisa comparecer ao RU para buscar a carteirinha mediante agendamento, que será enviado ao e-mail do requerente. Qualquer dúvida no processo de solicitação, o aluno deve entrar em contato pelos os canais de comunicação do RU, tais como e-mail: carteirinha.ru@ufjf.edu.br ; ou o Instagram: @ru.ufjf .

Outras informações: Restaurante Universitário

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF