Período será realizado de forma remota ou híbrida, conforme cada unidade (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Retorno presencial já vem acontecendo desde 2021 e será obrigatório para ano letivo de 2022 (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A maioria dos cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encerra o ano letivo de 2021 no próximo sábado, dia 26. As aulas, que estavam sendo ministradas no modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE) e/ou híbrido com aulas práticas presenciais, serão retomadas de forma presencial no ano letivo de 2022.

Os calendários acadêmicos, no entanto, continuam atendendo às especificidades das diferentes áreas de formação. Por isso, boa parte dos cursos da saúde ainda estão repondo seus conteúdos do ano de 2021 – alguns no período regular e outros por meio de semestres suplementares. A legislação prevê a oferta em formato remoto emergencial para o calendário letivo de 2021, mas não há atualmente regulamentação para manutenção desse formato em 2022. A UFJF permanece deliberando nos conselhos as condições para o retorno integral seguro.

Dessa forma, os cursos presenciais de graduação que têm condições de iniciar o ano letivo 2022, bem como o Ensino à Distância (EAD), começarão as aulas do primeiro semestre letivo de 2022, de forma presencial, no dia 18 de abril, as quais seguem até 19 de agosto. O segundo período está previsto para ser realizado entre os dias 12 de setembro e 20 de janeiro de 2023.

Já os cursos abaixo relacionados seguem outros calendários, pois precisam finalizar os conteúdos de 2020 e de 2021.

Juiz de Fora

Os estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia do campus sede iniciaram o primeiro semestre letivo de 2021 em 3 de janeiro e será finalizado no dia 9 de maio de 2022. O segundo período de 2021 está previsto para começar no dia 6 de junho e termina em 5 de outubro. Esses cursos poderão deliberar pela manutenção do ERE no segundo semestre letivo de 2021 ou pelo retorno integral das atividades presenciais, caso tenham condições para isso.

Com um calendário acadêmico similar ao dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia, as graduações de Farmácia, Jornalismo e Rádio TV e Internet (RTVI), também do campus de Juiz de Fora, começaram o segundo semestre letivo de 2021 no dia 3 de janeiro e finalizam em 9 de maio de 2022. Em sequência, iniciarão o primeiro período de 2022, de forma presencial, em 6 de junho, com conclusão em 5 de outubro de 2022.

Governador Valadares

Os cursos de Fisioterapia de Juiz de Fora e Farmácia, Medicina e Nutrição de Governador Valadares também terão um cronograma diferente do regular. Essas graduações terminam o primeiro semestre letivo de 2021 em 19 de março, fazem o segundo semestre letivo, ainda de 2021, entre 18 de abril e 19 de agosto e dão início ao primeiro semestre letivo de 2022 em 12 de setembro com término previsto em 20 de janeiro de 2023.

Por fim, Odontologia de Governador Valadares finaliza o segundo semestre letivo de 2020 em 19 de março e começa o primeiro semestre letivo de 2021 em 18 de abril com término em 19 de agosto. O calendário ainda prevê que o segundo semestre letivo de 2021 tenha início em 12 de setembro e término em 20 de janeiro.

Os cursos de Governador Valadares também poderão optar pela manutenção do ERE no calendário acadêmico em 2021 ou pela retomada presencial, se tiverem condições para isso.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf