Observatório da Qualidade no Audiovisual do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF promove nesta quarta, 23, às 14h, o segundo encontro dos Seminários de Formação em Literacia Midiática. O evento, situado na interface da comunicação e educação, é composto por uma série de palestras que estabelecem diálogo com diferentes públicos sobre temas que partem dos estudos da literacia midiática e a sua importância para a formação da cidadania, contribuindo com o desenvolvimento da competência em mídias para a comunidade em geral.

O tema do encontro desta quarta será “Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu: notas sobre um projeto de promoção da literacia mediática”, ministrado por Ana Filipa Martins (ESEC-UAlg/CIAC), coordenadora do projeto com o mesmo nome na Universidade do Algarve. A pesquisadora vai mostrar experiências obtidas no projeto que promove educação para os media com alunos da região do Algarve. Trata-se de uma ação em parceria com várias instituições de ensino superior de comunicação em Portugal. O desafio da equipa algarvia é estimular o interesse pela informação de qualidade e o espírito crítico destes jovens, entre os 15 e os 18 anos, perante a diversidade de meios e conteúdos com os quais lidam diariamente.

O evento é online, gratuito, com transmissão pelo Youtube e vai emitir certificado para quem estiver inscrito. Começa às 14 horas no Brasil e 17 horas em Portugal, na quarta-feira, dia 23. As inscrições podem ser feitas até terça-feira, dia 22 de fevereiro pelo link.