Detalhes foram tratados em reunião com os representantes locais, e foi reiterada a necessidade dos candidatos saírem com antecedência de casa por causa do número de particpantes(Foto: Carolina de Paula)

Na tarde desta quinta-feira, 13, representantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e autoridades locais reuniram-se para discutir as mobilizações necessárias para a realização das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). O exame acontece nos dias 5 e 6 de fevereiro e demanda esquemas operacionais de segurança, trânsito, transporte e atendimentos especiais, além de médico emergencial.

Transporte e trânsito

O reforço do transporte coletivo público para atender os locais de prova nos dias do Pism foi garantido pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), que se comprometeu a aumentar o número de carros disponíveis para o campus da UFJF, onde haverá grande volume de candidatos.

Escolas e faculdades em outras regiões de Juiz de Fora também demandarão esforço de controle de tráfego em vias antes não utilizadas para o Pism, por isso, a recomendação é que os candidatos se programem para chegar aos locais dos exames com o maior tempo de antecedência possível e busquem conhecê-los antes da data das provas.

O trânsito no campus da UFJF, em Juiz de Fora, sofrerá alteração. Os ônibus poderão fazer o trajeto normal e subir até os locais de prova até 30 minutos antes do início do Pism e carros poderão estacionar nos estacionamentos da Faculdade de Farmácia; no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), na antiga Faculdade de Comunicação (Facom), na Faculdade de Educação e na Faculdade de Odontologia, onde terá atendimento especial. Fiscais, coordenadores e demais trabalhadores no processo terão acesso aos estacionamentos das unidades.

Orientações

Um grupo de trabalhadores e bolsistas da Diretoria de Imagem Institucional atuará orientando os candidatos. Eles ficarão uniformizados e espalhados pelo campus, facilitando a localização dos locais de prova e orientando aos inscritos do vestibular seriado.

Polícia Militar

Para garantir a segurança dos estudantes, o representante da PM garantiu o reforço com aumento de viaturas onde tem maior fluxo de candidatos, principalmente nos horários de saída. Os atendimentos funcionarão sob demanda ordinária. Em caso de necessidade, a Polícia Militar (PM) estará também de prontidão no telefone 190. 

Locais de prova e comprovante de inscrição

Os comprovantes definitivos contendo os dados dos candidatos, local e horário de provas serão disponibilizados a partir do dia 25 de janeiro, exclusivamente na Área do Candidato. 

As provas dos módulos I, II e III serão realizadas nas cidades de Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, em Minas Gerais, além de Petrópolis e Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Nos dias da prova, os candidatos devem apresentar documentação com foto atualizada e documentos originais, não podendo ser meios digitais, e o uso de máscara é obrigatório, conforme explícita o edital do vestibular seriado.

A reunião contou com a presença da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), da Diretoria de Imagem Institucional, da Central de Atendimento (CAT) e da Coordenação de Vigilância, todos da UFJF, além de representantes, da Polícia Militar (PM) e da Secretaria de Mobilidade Urbana (antiga Settra) e da Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF