O professor Luiz Gonzaga da Silva Junior, do departamento de Ciências Básicas da Vida do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), foi premiado na última quinta,16, no concurso cultural educacional “Ensino Híbrido – Integrando aulas teóricas remotas com laboratórios práticos de fisiologia”, promovido pela ADInstruments, uma empresa australiana especializada no desenvolvimento de equipamentos de software e hardware capazes de captar dados biológicos em humanos e outras espécies com grande precisão.

Ao ter o seu projeto reconhecido, o docente garantiu ao campus GV uma assinatura da plataforma Lt por um ano, para uso de até 500 estudantes, além de um kit de biopotenciais, que inclui um sensor para eletrofisiologia, sensor de pulso, dinamômetro de mão, microfone cardíaco, sensor de pressão arterial, cinta respiratória, sensor martelo de reflexos, sensor de temperatura da pele, além dos equipamentos acessórios para uso destes sensores. “A nossa universidade não é assinante da plataforma Lt, por isso concorremos na categoria daquelas que não a possuem. Trata-se de uma ferramenta interativa que possui conteúdo voltado à fisiologia, onde cada estudante recebe um login e senha para acesso pessoal. Assim, há a apresentação de quizzes, casos clínicos, vídeos e exercícios, facilitando o acompanhamento do professor. Com os equipamentos oferecidos pela empresa, todas as atividades práticas ministradas no laboratório terão seus resultados enviados em tempo real para cada estudante, que poderão acessá-los pelo telefone celular”, explicou Gonzaga.

O professor destaca ainda que estudantes de todos os cursos da área da saúde serão beneficiados. “Ter os sistemas à disposição em laboratórios de fisiologia significa ter alto padrão de qualidade de ensino. Com esses equipamentos podemos demonstrar como diversos exames clínicos são realizados, de modo a integrar o aprendizado do ciclo básico de ensino à situações clínicas recorrentes na atividade profissional futura de muitos estudantes”.

Clique aqui e confira o texto vencedor enviado pelo professor Luiz Gonzaga.