*Atualizada às 8h41 de 30/11/2021

Em boletim emitido no dia 24 de novembro, o Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa (CCSP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) determinou o retorno gradual das atividades presenciais das equipes de competição e empresas juniores vinculadas à Diretoria de Inovação (Dinova) da Instituição. Através da Resolução 33/2021, fica estabelecida a volta com o intuito de viabilizar a completa formação de alunos dos cursos de graduação.

No entanto, o CCSP determina que as equipes de competição e as empresas juniores devem se atentar para os Protocolos de Biossegurança da Universidade e das comissões locais de cada unidade. Ações de prevenção e enfrentamento à pandemia Covid-19 seguem em vigência. É preciso respeitar as normas de distanciamento físico de, no mínimo, 1m50 e verificar a capacidade de ventilação dos ambientes, bem como todos os membros das organizações devem realizar a capacitação disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e no Aplicativo Busco Saúde.

Os orientadores das equipes de competição e das empresas juniores devem informar via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) o retorno gradual das atividades e formalizar à cada Comissão Local de Biossegurança a aprovação do uso dos espaços desejados. A solicitação de retorno gradual deve ser submetida ao Conselho de Unidade, de acordo com modelo proposto pela Resolução e assinatura de termo de responsabilidade.

De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa em exercício, Priscila de Faria Pinto, a retomada gradual das atividades presenciais, garantida pela Resolução 58/2021 do Conselho Superior (Consu), permitiu que vários setores se mobilizassem para retornar suas atividades suspensas. Entre essas atividades, estavam as ações das equipes de competição e as empresas juniores fundamentais como atividades extracurriculares na formação estudantil. Agora, de acordo com a pró-reitora em exercício, será possível acessar laboratórios que até então estavam fechados.

“Cabe lembrar que o retorno por parte dos estudantes é facultativo. Aqueles que não puderem ou não quiserem voltar às ações presenciais poderão se organizar para manterem-se no formato remoto. Porém, o retorno torna-se importante porque permite novos projetos das empresas juniores e a retomada das ações das equipes de competição que precisam se preparar para novos desafios.”

Confira a  Resolução 33/2021