Reuniões envolveram diferentes setores do campus Governador Valadares. (Foto: reprodução)

Após sete meses de atividades da nova gestão do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), foi realizado, na última semana, o primeiro ciclo de acompanhamento do Plano de Gestão. As reuniões remotas envolveram todos os setores do campus, e marcaram a divulgação de dados positivos no acompanhamento das metas propostas: dos 273 objetivos previstos até 2024, 26 já foram concluídos e 242 estão sendo desenvolvidos dentro do prazo. O índice de metas atrasadas é de 2,6%. Confira a relação completa das metas neste link.

Foram concluídas metas como elaboração de campanha em prol da saúde mental dos docentes e técnico-administrativos, contratação de imóvel, criação de mecanismos de transparência, informatização e controle de processos, além de revisão de fluxos administrativos.

Plano de gestão da UFJF-GV completa cinco meses de atividade. (Foto: reprodução)

Durante as atividades, os coordenadores, gerentes e representantes dos setores apresentaram os resultados atingidos no primeiro quadrimestre de implantação do plano, os desafios encontrados, os planos de atividades, as metas cumpridas e as metas e objetivos em andamento. O desenvolvimento do planejamento estratégico do campus teve como base a metodologia OKR, que, segundo o coordenador do plano de gestão e coordenador administrativo da UFJF-GV, Ricardo Grunewald, possui como principal diferencial a periodicidade. “A principal diferença da metodologia OKR é a estipulação de metas ou resultados chaves e acompanhamentos para curtos períodos de tempos, de forma que o planejamento esteja sempre em pauta e não caia no esquecimento”, explica.

Além da direção-geral, participaram das reuniões as gerências Administrativa, de Infraestrutura e Tecnologia de Informação, Acadêmica e de Graduação, além das coordenações de Recursos Humanos, Acadêmica, Administrativa e o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor.

Metas concluídas envolvem extensão e estágios
Grunewald destaca algumas das metas concluídas neste primeiro quadrimestre, como aumento de 10% em submissão de projetos e eventos de extensão. “Também concluímos a meta Facilitação do processo de estágios, uma demanda antiga dos estudantes, assim como o aumento das oportunidades de estágio em 2021, apesar da pandemia”, comenta.

No campo da Infraestrutura do campus, importantes passos foram dados, como a finalização do Plano de consolidação da infraestrutura do campus GV, que traça um conjunto de ações com o intuito de melhorar a infraestrutura e o início das aulas no prédio da unidade São Pedro, que abriga o Departamento de Ciências Básicas da Vida e atividades do curso de Fisioterapia.

A partir das reuniões, foram também traçadas novas metas de trabalho não abordadas inicialmente no plano, como a meta de diminuição do sofrimento acadêmico, que está sendo trabalhada a partir da criação de um Grupo de Trabalho de prevenção e orientação sobre o suicídio. Foram inseridas ainda metas sobre acessibilidade, sugeridas pelo Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade da UFJF-GV. O acompanhamento plano e das metas alcançadas podem ser acessadas neste link.