A Dança na Contemporaneidade será o tema de uma palestra gratuita promovida pelo Núcleo de Estudos Educação Física, Corpo e Sociedade do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (NECOS/UFJF-GV), no dia 1º de dezembro.

A atividade ministrada remotamente pela professora e intérprete Alba Pedreira Vieira, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), abordará a relação da dança na contemporaneidade com outras linguagens artísticas e com a mídia, bem como apresentará o trabalho realizado pelo Mosaico Cia de Dança, um grupo vinculado à UFV e dirigido pela palestrante. “A Mosaico Cia de Dança tem diversos trabalhos artísticos premiados, uma produção reconhecida nacionalmente. Acreditamos que o diálogo com a professora Alba será uma oportunidade inspiradora para nossos alunos do curso de Educação Física, bem como para profissionais e pesquisadores da Dança”, destacou a organizadora do evento e pesquisadora do NECOS, Raquel Borges.

Modalidade surgida do movimento artístico da Dança Moderna e Expressionista do século XX, a Dança Contemporânea permite que o artista seja intérprete do nosso tempo, da nossa pluralidade, das angústias, dos desejos, das experiências e das necessidades do homem contemporâneo, conforme explica Raquel. “O dançarino pode combinar uma diversidade de estilos de dança, técnicas teatrais, outras linguagens artísticas, rompendo com padrões rígidos que priorizam a técnica em detrimento da expressividade e da sensibilidade, de maneira que cada obra coreográfica apresenta uma estética singular”.

Os interessados no tema já podem fazer a inscrição através do formulário disponível aqui. Os participantes receberão certificado.

SOBRE O NECOS

O NECOS é um grupo de pesquisa liderado por pesquisadores do Departamento de Educação Física da UFJF-GV, que dedica-se ao estudo e produção do conhecimento na interseção da Educação Física com aspectos teóricos e metodológicos das Ciências Humanas e Sociais em suas vertentes predominantemente qualitativas, a partir das articulações temáticas entre: corpo, práticas corporais esportivas, lazer, cultura, sociedade, marcadores sociais da diferença, imagem corporal e memória. Desde o início deste ano, o NECOS tem promovido, por meio do “NECOS Convida”, atividades de troca de conhecimentos com pesquisadores de diferentes instituições, envolvendo nossos alunos do Curso de Educação Física e o público externo interessado.