Foi lançada, na última semana, pela Licenciatura em Computação (LiComp), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na modalidade a distância, a edição especial da Revista Lynx Digital, em homenagem aos dez anos do curso. A ideia principal da publicação é mostrar ações e resultados a partir de relatos de alunos, egressos, professores e tutores, e ainda produções de autores que pesquisam e atuam no ensino, aprendizagem e gestão de cursos de Licenciatura em Computação ofertados no Brasil.
Esta Edição Especial da Lynx aborda, entre outros temas, a educação a distância e a oferta de licenciaturas; o ensino de computação em cursos de licenciaturas; licenciatura em computação; trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), estágios, extensão e pesquisa nos cursos de licenciatura em computação ofertados na modalidade EAD; docência e tutoria em cursos de licenciatura em computação e modelos e ferramentas para comunicação, mediação e avaliação em cursos de licenciatura em computação EAD.
Segundo a coordenadora do curso de Licenciatura em Computação e membro do editorial da Revista, professora Liamara Scortegagna, quando ela idealizou lançar a edição especial da Lynx, visava homenagear o curso. “Eu vim para a UFJF para assumir uma vaga na Licenciatura em Computação e sempre amei o curso e a modalidade de Educação a Distância (EAD). A vaga na UFJF foi perfeita para mim, pois aliou o trabalho em EAD com a Licenciatura em Computação”, conta.]
Princípios e diretrizes
O diretor do Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF, Wagner Rezende, que escreve o artigo de introdução da revista Lynx abordando os caminhos da EAD depois da pandemia, frisa a importância da discussão, com seriedade e emergência, dos princípios e diretrizes da EAD no Brasil, superando divisões ultrapassadas e afinando o debate em torno de soluções.
O professor enfatiza a importância da publicação de artigos relacionados ao tema da EAD nas universidades. “Ainda existe muita falta de conhecimento. Boa parte dos preconceitos dessa modalidade estão relacionados à falta de compreensão das habilidades que ela possui. Divulgar conhecimento sobre a EAD é muito significativo para ajudar a dissipar esse tipo de visão apressada e consolidada. Qualquer trabalho de caráter científico sobre EAD, além de nos ajudar a entender melhor as suas capacidades e potencialidades, é relevante. Até mesmo as dificuldades são importantes para sabermos compreendê-la melhor e nos aprimorarmos nesta modalidade de ensino”, observa.
Aprendizagem e realizações
Para a professora Fernanda Campos, autora de artigos da revista e também coordenadora do LiComp entre os anos de 2010 e 2016, participar da Licenciatura em Computação da UFJF desde a sua implantação foi um processo de aprendizagem e realizações. “Cresci como profissional na gestão e ministrando disciplinas na modalidade a distância. Foram muitos desafios na construção dos processos e modelos para o curso. A aprendizagem veio da convivência com os alunos de tantas culturas e lugares diferentes. E a realização vem de termos, junto com o Departamento de Ciência da Computação, professores, técnicos e terceirizados, vencido barreiras e levado a educação para além das fronteiras do campus. Dois desafios merecem destaque: a gestão do curso e a evasão. Mas os desafios me motivam a buscar a qualidade e a acreditar sempre na educação.”
Para o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), autor de um dos artigos da publicação, e também professor do curso, Eduardo Barrére, lecionar disciplinas para a Licenciatura em Computação permitiu utilizar novas práticas para a EAD e analisar o impacto dessas tecnologias para o corpo discente do curso. “A organização do material em objetos de aprendizagem possibilitou uma melhor organização das disciplinas e também o reaproveitamento destes. Outro ponto de destaque foram as videoaulas, que são de grande atratividade para os alunos e possibilita a sua utilização de tipos diferentes de formas, conforme situações específicas, sempre com um ótimo feedback dos alunos”, conclui.